Notícias

Saber amazônico

Na Folha de S. Paulo também, outra reportagem diz que quase 70% dos estudos e pesquisas sobre a Amazônia são feitas por estrangeiros. O que não deixa de ser algo óbvio. Afinal, europeus e americanos, além de recursos, dominam a maior parte do conhecimento humano. A conta serviu para bulir com os nervos nacionalistas de alguns pesquisadores. Um dos entrevistados, Carlos Nobre, do Inpe, coloca as coisas dentro de uma perspectiva, digamos assim, mais sensata e científica. Afirma que os estudos, sejam de brasileiros ou estrangeiros não são nenhum segredo, estão acessíveis a qualquer um e, no geral, ajudam a aumentar o entendimento global sobre a região.

Redação ((o))eco ·
29 de novembro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
31 de julho de 2026

A Era do Fogo: o alerta que vem da França

Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência

Análises
30 de julho de 2026

As árvores não falham. As cidades, sim

Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana

Salada Verde
30 de julho de 2026

Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro pode ser vice de Flávio

Senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, em nota, que discutiu a possibilidade de compor a chapa com o filho do ex-presidente, mas que decisão ainda precisa passar pelo partido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.