Notícias

O buraco

Um dos principais problemas enfrentados pelos estudiosos das mudanças climáticas no Brasil é o difícil acesso aos dados meteorológicos guardados a sete chaves pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Reportagem da Folha de São Paulo conta que o problema passa por uma certa má-vontade do instituto – cuja norma é cobrar pela informação –, mas também pela falta de dinheiro do Ministério da Agricultura para digitalizar o acervo de medições colhidas ao longo do século XX. O buraco nas séries históricas do clima nacional é comparável ao da África subsaariana, disseram pesquisadores ao jornal paulista. “O buraco é um escândalo”, disse o físico Gylvan Meira Filho, do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP.

Redação ((o))eco ·
2 de abril de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
27 de março de 2026

Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos

O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local

Salada Verde
27 de março de 2026

Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil

País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas

Análises
27 de março de 2026

Nem todas as iniciativas do Congresso Nacional são contrárias à agenda política climática

Apesar do histórico ruim e do lobby em favor de retrocessos, há um pacote de bons projetos que podem trazer avanços reais em 2026. Precisamos conhecê-los para pressionar por avanços

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.