Notícias

O buraco

Um dos principais problemas enfrentados pelos estudiosos das mudanças climáticas no Brasil é o difícil acesso aos dados meteorológicos guardados a sete chaves pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Reportagem da Folha de São Paulo conta que o problema passa por uma certa má-vontade do instituto – cuja norma é cobrar pela informação –, mas também pela falta de dinheiro do Ministério da Agricultura para digitalizar o acervo de medições colhidas ao longo do século XX. O buraco nas séries históricas do clima nacional é comparável ao da África subsaariana, disseram pesquisadores ao jornal paulista. “O buraco é um escândalo”, disse o físico Gylvan Meira Filho, do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP.

Redação ((o))eco ·
2 de abril de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
21 de abril de 2026

A conservação mantém de pé a economia que o mar produz

Como uma natureza conservada sustenta milhares de empregos, renda e atividades produtivas no litoral brasileiro

Notícias
21 de abril de 2026

Estudo aponta que metas climáticas do Brasil dependem de direitos territoriais indígenas

Relatório do IPAM e do Ministério dos Povos Indígenas destaca protagonismo na proteção florestal, mas aponta barreiras no acesso direto ao financiamento climático

Reportagens
20 de abril de 2026

Fim da linha: último criadouro de macacos do Brasil é oficialmente esvaziado

Operação do Ibama resgata os macacos-prego remanescentes do empreendimento, que por décadas comercializou primatas. Fiscais registraram maus-tratos e irregularidades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.