Notícias

Mudanças contraditórias

Às véspera do lançamento do segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o New York Times revela alguns pontos do texto base que está sendo discutido por cientistas e diplomatas em Bruxelas. Uma das questões que chama a atenção é o caráter contraditório do aquecimento. Por um lado, o relatório sustentará que as mudanças causadas pelo homem no clima estão contribuindo para a destruição de alguns ecossistemas e também espécies. Por outro, diz que poderá haver um efeito benéfico sobre culturas agrícolas em países mais frios. De toda forma, no longo prazo, o aquecimento é visto como um dano ao planeta. Mesmo onde haverá vantagens agrícolas, poderão surgir mais pragas e ervas daninhas.

Redação ((o))eco ·
5 de abril de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
3 de agosto de 2026

Unidades de conservação estocam 33 anos de emissões nacionais

Levantamento mostra que áreas protegidas concentram 19,4 gigatoneladas de carbono; “Congresso pode se tornar maior fonte de emissões”, diz especialista

Notícias
3 de agosto de 2026

Justiça determina que gestão de pesquisa em SP não cabe à Fundação Florestal

Sentença aponta que gestão de pesquisas e áreas de experimentação científica deve ser responsabilidade de uma instituição dedicada à ciência, como o Instituto de Pesquisas Ambientais

Colunas
3 de agosto de 2026

A Amazônia não cabe na mesma linha de crédito

Na floresta, o dinheiro pode financiar mais produtividade ou mais desmatamento. Um novo estudo mostra como isso depende do território, da governança e das regras de acesso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.