Notícias

Boa, porém distante

A produção de etanol pode render ao Brasil e ao mundo “emissões negativas” de carbono. Por mais estranho que isso pareça, a explicação tem lógica e foi apresentada ontem no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, realizado na Coppe. O problema é que vai demorar para sair do papel. De acordo com os pesquisadores, quando a cana-de-açúcar é processada, metade da massa transforma-se em álcool, enquanto a outra parte é lançada sob forma de CO2 para a atmosfera. Emílio La Rovere, do Programa de Planejamento Estratégico da Coppe, afirma que este gás é reabsorvido para o crescimento da safra seguinte. E o pulo do gato vem daí. Existe uma tecnologia para captura do carbono, citada no último relatório do IPCC como uma possibilidade ainda cara. No caso do Brasil, a imobilização do gás emitido pela produção de etanol poderia ser feita em lençóis aqüíferos salinos, o que permitiria a captura daquele que já estava na atmosfera pelas novas plantações. Notícia da Folha de São Paulo.

Redação ((o))eco ·
9 de maio de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.