Notícias

Boa, porém distante

A produção de etanol pode render ao Brasil e ao mundo “emissões negativas” de carbono. Por mais estranho que isso pareça, a explicação tem lógica e foi apresentada ontem no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, realizado na Coppe. O problema é que vai demorar para sair do papel. De acordo com os pesquisadores, quando a cana-de-açúcar é processada, metade da massa transforma-se em álcool, enquanto a outra parte é lançada sob forma de CO2 para a atmosfera. Emílio La Rovere, do Programa de Planejamento Estratégico da Coppe, afirma que este gás é reabsorvido para o crescimento da safra seguinte. E o pulo do gato vem daí. Existe uma tecnologia para captura do carbono, citada no último relatório do IPCC como uma possibilidade ainda cara. No caso do Brasil, a imobilização do gás emitido pela produção de etanol poderia ser feita em lençóis aqüíferos salinos, o que permitiria a captura daquele que já estava na atmosfera pelas novas plantações. Notícia da Folha de São Paulo.

Redação ((o))eco ·
9 de maio de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
21 de abril de 2026

A conservação mantém de pé a economia que o mar produz

Como uma natureza conservada sustenta milhares de empregos, renda e atividades produtivas no litoral brasileiro

Reportagens
21 de abril de 2026

Besouros: por que criar um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para seu estudo

Instituto Nacional de Coleoptera (INCol) deverá revelar novas espécies e gerar soluções para a conservação e uso de espécies de interesse econômico

Notícias
21 de abril de 2026

Estudo aponta que metas climáticas do Brasil dependem de direitos territoriais indígenas

Relatório do IPAM e do Ministério dos Povos Indígenas destaca protagonismo na proteção florestal, mas aponta barreiras no acesso direto ao financiamento climático

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.