Notícias

Velha de guerra

Um fragmento de arma encontrado numa baleia morta esta semana por caçadores esquimós no Alaska revelou com uma precisão jamais vista a idade do animal: entre 115 e 130 anos. A medição geralmente é feita por exames que avaliam proteínas presentes nos olhos dos mamíferos. Estima-se que as baleias cheguem a viver cerca de 200 anos. O objeto achado pelos caçadores enquanto cortavam a carcaça com uma motosserra (que imagem maravilhosa!) é um arpão que se acredita ter sido fabricado em New Bedford, Massachussets, o centro da indústria baleeira no século XIX. Reportagem do jornal The Independent conta que a arma atingiu o pescoço da baleia numa região não letal e ficou por lá desde então.

Redação ((o))eco ·
15 de junho de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
31 de março de 2026

Governo acelera obras na BR-319 antes de resolver entraves ambientais

Com R$ 678 milhões em licitação, intervenções avançam na rodovia entre Manaus e Porto Velho; Edital para pavimentação do trecho do meio está previsto para sair em abril

Reportagens
31 de março de 2026

Entre ficar e sair: os desafios da juventude nas comunidades da Amazônia

Falta de educação, poucas oportunidades e ausência de políticas públicas impulsionam o êxodo rural entre jovens nas comunidades do Rio Arapiuns, no oeste do Pará

Reportagens
31 de março de 2026

Jornalismo ambiental em tempos de crise planetária: entre o sinal de alerta e a esperança

Fórum Internacional realizado na Itália reafirma a importância do acesso à informação qualificada diante de riscos socioambientais globais que se somam às guerras e à desinformação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.