Há 25 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se reuniu para discutir a Amazônia. Agora, volta a discutir o mesmo assunto em Belém, onde acontece sua reunião anual. Em entrevista ao Valor, o atual presidente da SBPC, Ennio Candotti, diz que o estado do Pará atingiu todas as piores previsões feitas pelos cientistas na época. Segundo ele, os principais problemas que assolaram a região no período foram os desastres causados por hidrelétricas, ocupação desordenada, e – é claro – o desflorestamento acelerado.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Morte de onça em MS faz projeto de lei de 2015 avançar na pauta da Câmara dos Deputados
Caso na BR-262 recoloca em pauta projeto que prevê medidas para reduzir atropelamentos de fauna em rodovias brasileiras; PL será votado no Plenário →
PF e Ibama destroem 15 dragas em operação contra garimpo ilegal no rio Madeira
Operação destruiu equipamentos de dragagem em Rondônia e busca avançar sobre financiadores e redes que sustentam o garimpo ilegal no rio Madeira →
Falta de água, banheiro e peixes pode complicar a conservação
Comunidades enfrentam precariedades e pressões externas enquanto mantêm ambientes e modos de vida tradicionais →

