As previsões de conseqüências das mudanças climáticas no mundo sempre incluem o aumento das epidemias. E há indícios de que isso já é realidade em alguns pontos. A elevação de temperatura nos últimos anos em algumas regiões do Quênia tem levado à população uma preocupação que ela nunca teve: a malária. O jornal Los Angeles Times publicou reportagem sobre o vilarejo de Thangati, que viu seus casos da doença dobrarem desde 2001, se tornando a mais freqüente na área ao superar a AIDS. As temperaturas máximas nos planaltos do Oeste do país subiram 1ºC nos últimos 20 anos (enquanto as temperaturas médias globais aumentaram apenas 0,72ºC em 100 anos), o suficiente para que os mosquitos transmissores da doença, acostumados com o calor, começassem a aparecer por lá. Moradores dizem que os dias têm sido quentes durante todo o ano, o milho plantado tem ficado maduro antes do tempo e os invernos já não são frios como antes.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A nova fronteira do crime organizado está na Amazônia
Estudo revela que atividades ilegais e facções impulsionaram quase 19 mil homicídios, reposicionando a violência no interior do Brasil →
Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta
Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento →
De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco
Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo →
