Notícias

Medida

O Estadão publicou notícia sobre o anteprojeto de lei preparado pelo governo federal para proibir a entrada no país de resíduos danosos ao meio ambiente e à saúde – entre eles os pneus usados. Responsável pelo texto, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, afirma que a proposta vai para o Congresso em agosto. A medida foi tomada por pressão da Organização Mundial do Comércio (OMC), que fixou um prazo para que o Brasil acabasse com o oba oba da legislação, com brechas que permite a importação de pneus usados. Na União Européia há uma norma que proíbe os países de despejar os pneus nos seus castos aterros sanitários. E onde eles vão parar? Em algum país em desenvolvimento. Isso é que é solidariedade.

Redação ((o))eco ·
26 de julho de 2007 · 19 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.