Notícias

Veto

Por mais de uma vez, o governo norte-americano vetou a apresentação dos perigos para o clima nos cálculos de investimentos em indústrias e infra-estrutura em documentos do Banco Mundial. Reportagem do The Independent afirma que George W. Bush e o ex-presidente do banco, Paul Wolfowitz, já interferiram algumas vezes no texto final de alguns relatórios oficiais. Entre as denúncias, feitas pela ONG Government Accountability Project (que fiscaliza o governo do país), está a de que o próprio Wolfowitz pediu para que o título de um parecer pedido pelo G-8 em 2006 fosse modificado, assim como seu teor. De “Desenvolvimento sustentável, energia e mudanças climáticas: em busca de uma política de investimento”, o nome mudou para “Energia limpa e desenvolvimento” e deixou de tratar diretamente sobre o aquecimento global. O jornal O Globo também publicou a notícia.

Redação ((o))eco ·
14 de agosto de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
9 de junho de 2026

A corrida maluca do financiamento climático

Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza

Salada Verde
9 de junho de 2026

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Salada Verde
9 de junho de 2026

Brasileira recebe prêmio da National Geographic por solução que reduz atropelamentos de fauna

A bióloga Fernanda Abra foi premiada após transformar pontes para fauna em referência de conservação nas rodovias da Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.