Notícias

Concorrência

O álcool de cana brasileiro acaba de ganhar um concorrente de nome e aparência esquisitos, mas que promete competir com ele de igual para igual: o jatropha indiano. Trata-se de uma plantinha arbustiva que produz um fruto rico em gordura usado para fabricar biodiesel. A grande vantagem do jatropha é que ele não demanda muita água ou fertilizantes em seu cultivo. Cresce em desertos, pilhas de lixo, sobre pedras. Além do quê, não é comestível (o que anula preocupações em relação à competição com o mercado de alimentos). O custo estimado do combustível é de 43 dólares por barril, dois dólares mais barato que o de cana. Segundo reportagem do The Wall Street Jounal, fazendeiros na Índia estão plantando jatropha como nunca. O país tem muita terra degradada que pode receber plantações sem grandes impactos ambientais. Mais de 25 mil hectares já estão sendo cultivados, e o governo espera quadruplicar a área plantada até 2010.

Redação ((o))eco ·
24 de agosto de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Foto: Simone Corrêa Becker / Wikimedia
Notícias
2 de julho de 2026

Câmara aprova regime de urgência para PL que reduz APA da Baleia Franca, em SC

Com isso, projeto de lei que exclui parte terrestre da Área de Proteção Ambiental (APA) no litoral catarinense pode ir direto ao Plenário para votação

Colunas
2 de julho de 2026

Quem nasceu primeiro: a ciência ou a ancestralidade?

Reconhecer os saberes tradicionais não é olhar para trás, mas compreender que uma sociobioeconomia justa e sustentável só se constrói quando ciência e ancestralidade caminham juntas

Notícias
2 de julho de 2026

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I

Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.