Notícias

Ciro X Sabatella

A atriz Letícia Sabatella chorou quando soube, nesta quarta-feira, que o Superior Tribunal Federal havia liberado as obras de transposição do rio São Francisco. A repercussão de seu gesto foi imediata. Na edição do dia seguinte do diário carioca O Globo, o deputado federal Ciro Gomes lhe enviou uma carta aberta defendendo o projeto com ataques diretos ao bispo Luiz Cappio, que faz greve de fome desde o dia 27 de novembro para tentar convencer o governo a abortar a idéia. Entre suas explicações, ele informa que um volume de água inferior a 2% da capacidade total do leito será suficiente para abastecer 12 milhões de pessoas no semi-árido nordestino, “onde fui criado”, faz questão de lembrar. O que Ciro não diz é que sua experiência em transposições deu origem a um projeto fajuto no Ceará como já mostrou reportagem de O Eco. Na publicação de sexta-feira do Globo, Sabatella questiona Ciro sobre uma proposta alternativa criada pela Agência Nacional de Águas (ANA), com custo reduzido a metade do estipulado para a transposição do velho Chico e que beneficiaria 34 milhões de pessoas. A sugestão não foi sequer levada em consideração pelo Estado brasileiro. Enquanto isso, afirma, o São Francisco será desviado para servir, principalmente, às grandes irrigações agrícolas e indústrias siderúrgicas.

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2007 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.