Notícias

Futuro próximo

Uma pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal O Globo reforçou a celeuma causada no governo com os dados do desmatamento. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam), se a devastação continuar no ritmo atual, a maior floresta tropical do mundo pode perder 21% de sua cobertura verde em apenas 22 anos. Com isso, os períodos de chuva seriam ainda mais reduzidos, as emissões de gases estufa teriam um aumento brutal e a perda de biodiversidade seria incalculável. “Os danos para o planeta serão irreparáveis”, alertou um dos responsáveis pelo estudo, que aponta o avanço da agropecuária, a abertura de rodovias e a falta de fiscalização como fatores principais do desmatamento.

Redação ((o))eco ·
6 de fevereiro de 2008 · 18 anos atrás

Leia também

Notícias
4 de fevereiro de 2026

Indígenas mantêm ocupação do acesso ao porto da Cargill em protesto contra hidrovias

Povos indígenas do Baixo Tapajós bloquearam nesta quarta-feira (04) a rodovia Fernando Guilhon, principal via de acesso ao Aeroporto de Santarém – Maestro Wilson Fonseca. O bloqueio ocorreu após o governo mandar representantes do segundo escalão para uma reunião com lideranças indígenas, que ocupam a entrada do terminal da Cargill, em Santarém, há 14 dias.

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Sociedade civil reivindica participação no Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 organizações enviam carta a embaixador Corrêa do Lago pedindo que criação do roteiro seja “processo político real e inclusivo”

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental entra em vigor

Norma criada pelo Congresso Nacional ficou conhecida, em sua etapa de construção, como PL da Devastação, pelos afrouxamentos feitos na legislação anterior e potencial destruidor

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.