Notícias

Direção contrária

Na contramão da luta pela redução de emissões de carbono, as usinas termoelétricas movidas a carvão não deixam de pipocar pelo planeta. Na Itália, por exemplo, a maior geradora de eletricidade está modificando sua enorme usina para trocar a queima de óleo pela do produto. Nos próximos anos, o país aumentará essa dependência de 14% para 33%. E não é só lá que a situação ocorre. Cerca de 50 usinas termoelétricas movidas a carvão deverão ser inauguradas na Europa nos próximos cinco anos, diz notícia do The New York Times. O fenômeno tem feito os ambientalistas ficarem de cabelo em pé. Por mais que as empresas afirmem utilizar o "carvão limpo", isso ainda é um "sonho", segundo os verdes. Um dos principais desafios é a captura do carbono, cujas técnicas ainda estão em fase de testes e são bem caras.

Redação ((o))eco ·
23 de abril de 2008 · 18 anos atrás

Leia também

Colunas
14 de janeiro de 2026

As florestas que não podem ficar de fora das metas de 2026

Para evitar o colapso de ecossistemas e a morte de milhões de pessoas devemos priorizar ações para aprimorar a governança e o florestamento de regiões marinhas-costeiras

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Desmatamento já reduziu chuvas no sul da Amazônia, aponta estudo 

Pesquisa publicada na revista científica Nature indica que a perda de floresta enfraquece o ciclo da água e torna a região mais seca

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Suçuarana morre atropelada na Serra da Cantareira, em São Paulo

Incidente ocorreu na madrugada do último final de semana, em via sem monitoramento por câmera e sinalização adequada para travessia de animais; ONG convoca manifestação para domingo (18)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.