Notícias

Amazônia abandonada

Um levantamento recém-concluído pelo Incra revelou que o órgão não sabe nas mãos de quem estão 710,2 mil km² da Amazônia Legal, o que representa 14% do total e 65% da parte sob responsabilidade exclusiva do Instituto na região. A maior quantidade de terrenos sem controle da situação fundiária concentra-se no Pará, com 288,6 mil km². No ranking, o Pará é seguido pelo Amazonas (141,8 km²) e por Rondônia (89,3 mil km²). O documento do Incra será entregue na semana que vem pelo ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) ao colega Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), em reunião do PAS. A idéia do órgão, segundo notícia da Folha Online, é que, até o final do ano, pelo menos 200 mil km² dos 710,2 mil sejam georreferenciados. No entanto, o presidente do órgão, Rolf Hackbart, já avisou que do jeito que o Incra está, o prazo não será cumprido.

Redação ((o))eco ·
27 de junho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de abril de 2026

Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos

Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ

Reportagens
3 de abril de 2026

O que está em jogo com a crise da moratória da soja

STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas

Salada Verde
3 de abril de 2026

Plano de bioeconomia aposta em metas ambiciosas até 2035

MMA publica resolução da Comissão Nacional de Bioeconomia que define objetivos para crédito, restauração e uso sustentável da biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.