Se você já escala há algum tempo e sente que precisa se reciclar, vale a pena fazer o curso de auto-resgate para montanhistas. Muitos clubes de escalada ministram esse tipo de aula, entre eles o Clube Alpino Paulista (CAP). O consultor Marcelo Krings, que escreve no site Webventure, explica que o objetivo principal é a prevenção de acidentes, com muitas horas de prática em campo. Entre outras coisas, os alunos aprendem a resgatar ou transportar um colega ferido em montanha para um ponto seguro. São 8 horas de aula teórica e dois dias de prática em Atibaia, no interior de São Paulo.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Ex-ministros do Meio Ambiente se juntam em manifesto pelas UCs brasileiras
Documento, assinado por sete ex-ministros e quatro ex-presidentes do ICMBio, alerta para possível enfraquecimento dos órgãos ambientais e ameaças às áreas protegidas →
A transparência necessária de SP nas obras contra as chuvas
Pacote de R$ 29 bilhões de SP inclui obras antigas e não esclarece quanto será investido em novas ações contra os efeitos do El Niño →
Assim como o pai, Flávio mente e exagera sobre ambiente
Checamos falas do candidato, que já disse que a Terra está esfriando, que EUA são ricos porque desmataram e que Brasil tem áreas protegidas demais →

