Notícias

Cerrado pela metade

Estimativas apontam que Cerrado já perdeu 48,8% de sua vegetação original. Isso equivale à soma das áreas dos estados de Mato Grosso e Santa Catarina. Números oficiais saem em 11 de setembro.

Redação ((o))eco ·
1 de setembro de 2009 · 16 anos atrás

O governo realiza hoje nova reunião técnica para preparar a divulgação, em 11 de setembro (Dia do Cerrado), dos novos números sobre a devastação do bioma. As estimativas são de que 48,8% de sua vegetação original já foram para o beleléu, ou 994 mil quilômetros quadrados – algo como as áreas de Mato Grosso e de Santa Catarina somadas. O restante apresenta alto índice de fragmentação, principalmente na metade sul do bioma, mas há belas e boas porções dignas de conservação. Coisa para ontem. Os números oficiais anteriores apontavam que quatro em dez hectares do bioma tinham desaparecido. Cerrado e Caatinga ainda não foram reconhecidos pelo Congresso como patrimônios naturais do país, por pressão de ruralistas e desprezo governista pela área ambiental.

Leia também

Reportagens
5 de fevereiro de 2026

Lei Geral do Licenciamento em vigor trará prejuízos econômicos, alertam ambientalistas 

Especialistas analisam o cenário de insegurança jurídica com o desmonte de uma legislação fundamental ao desenvolvimento do país em quatro décadas de redemocratização

Notícias
4 de fevereiro de 2026

Indígenas mantêm ocupação do acesso ao porto da Cargill em protesto contra hidrovias

Povos do Baixo Tapajós ocupam há mais de duas semanas a entrada do terminal da Cargill em Santarém, em Santarém, contra dragagem do rio Tapajós

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Sociedade civil reivindica participação no Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 organizações enviam carta a embaixador Corrêa do Lago pedindo que criação do roteiro seja “processo político real e inclusivo”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.