Notícias

Resposta do ICMBio

Diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes contesta notícia de O Eco de que compensação paga por Eike Batista ainda não está sendo aplicada no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Redação ((o))eco ·
14 de setembro de 2009 · 16 anos atrás

A nota “Cadê o dinheiro do Eike?” gerou comentários de Julio Gonchorosky, diretor substituto da Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Segundo ele, dos 11 milhões de reais doados pelo empresário Eike Batista em 2008, já foram aplicados 312 mil reais no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Para o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, já foram encaminhados 240 mil reais. E para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 65 mil reais onde, segundo O Eco apurou, não havia chegado nada. O acordo prevê o repasse dos recursos em 10 anos.

Gonchorosky garantiu que já foram adquiridos e entregues às unidades de conservação veículos, computadores, móveis, telefones, etc. “As ações em Fernando de Noronha levam mais tempo para se concretizar porque envolvem quase exclusivamente realização de obras, que demandam muito mais atividades por parte do ICMBio e da patrocinadora para se concretizar. Os trabalhos estão em andamento”, escreveu o diretor.

José Augusto Ferraz, chefe do Parque Nacional do Pantanal, também fez comentários e assegurou que lá parte dos recursos chegou. Neste ano, o parque recebeu uma caminhonete, um grupo gerador de energia elétrica, conjunto de abastecimento de água e um comunicado sobre aquisição de equipamentos de informática, módulos de energia fotovoltaica, barcos, motores, equipamentos de jardinagem e eletrodomésticos.

Leia mais:

Cadê o dinheiro do Eike?

Leia também

Notícias
7 de janeiro de 2026

Vírus que pode matar baleias e golfinhos é registrado pela 1ª vez no Ártico

O Morbillivirus de cetáceos afeta os sistemas respiratório e neurológico dos animais, é altamente infeccioso e pode levar mamíferos marinhos à morte

Salada Verde
6 de janeiro de 2026

“Má influência”: três influenciadores são detidos por pesca ilegal no RJ

De acordo com o órgão ambiental, os três se gabavam de crimes ambientais nas redes sociais e foram pegos em flagrantes pela captura ilegal de caranguejos-uçá em parque

Salada Verde
6 de janeiro de 2026

Vazamento de fluido paralisa perfuração na Foz do Amazonas

De acordo com a Petrobras, o vazamento, identificado no domingo, não representa dano ao meio ambiente e foi imediatamente contido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.