Clique sobre a tabela para testar o seu carro
Já estão disponíveis na internet as duas novas ferramentas criadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Ibama para medir emissões de gás carbônico (CO2) e outros poluentes emitidos por carros de passeio: o Nota Verde e o Indicador de CO2. Por enquanto, os dados disponíveis referem-se apenas aos modelos produzidos em 2008, mas a promessa dos órgãos federais é que em breve também sejam disponibilizadas informações dos carros produzidos em 2009 pelas montadoras Chrysler, Citroën, Fiat, Ford, Chevrolet, Honda, Hyunday, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renaut, Toyota e Volks.
A Nota Verde varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota obtida pelo veículo, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio (NOx). Já o Indicador de CO2 mostra a quantidade de gás carbônico emitido por quilômetro rodado. Com escala que vai de 5 a 10, também nesta ferramenta o modelo que menos emitir recebe 10. Esta segunda classificação vale somente para carros movidos a gasolina, pois foram consideradas somente as emissões de combustíveis fósseis.
Segundo as ferramentas, os carros com maior “nota verde” são o Ford Focus, o Tiida (Nissan) e o New Fit EX (Honda), todos movidos a gasolina. O Eco também fez a simulação para os três modelos mais vendidos no Brasil: Gol (Volks), Pálio e Uno Mille (ambos da Fiat). O Uno 1.0 movido a álcool ficou com 9 no “nota verde”, seguido pelo Pálio 1.8 movido a gasolina (7,7) e pelo Gol 1.0 também movido a gasolina (7,1). Confira mais dados para os três modelos mais vendidos na tabela acima. O Nota Verde e Indicador de CO2 podem ser acessados pelo site do Ibama.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Vila da Paz: regularização fundiária não pode ignorar o metano do Lixão do Alvarenga
Estima-se que aproximadamente 2 milhões de toneladas de resíduos tenham sido depositadas no local até o seu fechamento, em 2001. Passados 25 anos, o problema permanece →
COP17 herda desafios de financiar combate à desertificação
Em 2024, na Arábia Saudita, a COP16 falhou na transformação dos compromissos voluntários em mecanismos práticos e financiados →
SEEG aponta 37 caminhos para reduzir emissões de metano no Brasil
Agropecuária, resíduos, florestas e energia estão entre os setores contemplados por caderno com soluções para reduzir as emissões de metano, gás 28 vezes mais potente que o CO₂ →
