Notícias

Sem estados, sem metas

Maria Wey de Brito, secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, espera ajuda dos estados para que o Brasil cumpra as metas da Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas, de ao menos 10% de cada bioma oficialmente protegidos. O recado velado foi dado ontem, na abertura do 6º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. O déficit nacional em áreas protegidas é superior a 500 mil quilômetros quadrados, uma área quase do tamanho da Bahia. As complicações federais para transformar em realidade novas unidades de conservação são cada vez maiores, principalmente por atritos com as áreas de energia e agricultura. A situação se complica porque a Casa Civil não quer mais saber de meio-de-campo: devolveu à pasta ambiental várias processos que deverão ser negociados com outros ministérios e estados para a criação de áreas protegidas. Mais informações sobre o congresso aqui mesmo em O Eco e também aqui. Saiba mais: País atingirá metas de conservação?

Redação ((o))eco ·
21 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
31 de março de 2026

Desmatamento cai em fevereiro e é o menor desde 2017

SAD registra menor índice para o mês em oito anos. Pará, Amazonas e Acre lideram o ranking no período. Degradação também diminuiu no período

Salada Verde
31 de março de 2026

Papa nomeia Carlos Nobre para conselho do Vaticano e reforça agenda climática

Cientista brasileiro reconhecido por estudos sobre a Amazônia, Carlos Nobre passa a integrar o órgão estratégico do Vaticano em meio ao avanço da crise climática global

English
30 de março de 2026

Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing

A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.