Notícias

Lula: cidade certa, data errada

No dia em que o Rio levou a vaga para sediar as Olimpíadas de 2016, o Greenpeace mandou um recado para que os presidentes compareçam a Copenhague em Dezembro para negociarem acordo do clima.

Redação ((o))eco ·
2 de outubro de 2009 · 16 anos atrás

 

foto: Greenpeace

Neste dia em que Rio ganhou a vaga para sediar as Olimpíadas de 2016, o Greenpeace deu um recado bem-humorado  na cidade de Copenhague, onde ocorreu a apresentação das cidades concorrentes. Como os presidentes Obama, Lula, Zapatero (Espanha) e o primeiro-ministro Hatoyama (Japão) estão na capital dinamarquesa para promover as candidaturas de cada país, a organização ambientalista pendurou uma faixa (foto ao lado) na principal praça da cidade com a frase “Obama, Right City, Wrong Date” (Obama, cidade certa, data errada). Foi uma referência às negociações do clima que ocorrerão em Copenhague em Dezembro, quando se espera novas (e ambiciosas) metas de redução de gases estufa serão estabelecidas.

“As Olimpíadas promovem a cooperação entre os povos, e esperamos que este espírito de cooperação prevaleça no acordo para clima”,  disse Jon Burgwald, da campanha climática do Greenpeace. Os ativistas pedem ainda que os chefes de estado, principalmente Obama, compareçam a Copenhague em Dezembro para liderarem as negociações. Lula, assim como o presidente americano, ainda não confirmou se irá à conferência do clima. Mas a julgar por sua ausência no encontro sobre o tema realizado pela a ONU há duas semanas,  é bem possível que a visita de hoje a Copenhague seja a única do ano.

Leia também

Análises
15 de dezembro de 2025

Passarinho… que som é esse? Uma história de como os pássaros cantam

Nem todas as aves cantam. Nem todos os passarinhos aprendem a cantar. O fantástico mundo sinfônico das aves e como os ruídos urbanos o impactam

Notícias
15 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes derruba lei do Marco Temporal

Relator apresentou seu voto pela derrubada da lei que instituiu o mecanismo como critério para demarcação de terras indígenas; Flávio Dino acompanhou o voto

Reportagens
15 de dezembro de 2025

No isolamento da floresta, um canto poderoso revelou uma nova espécie

Na remota Serra do Divisor, a sururina-da-serra combina vocalização única, isolamento extremo e ameaças crescentes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.