Notícias

Lula: cidade certa, data errada

No dia em que o Rio levou a vaga para sediar as Olimpíadas de 2016, o Greenpeace mandou um recado para que os presidentes compareçam a Copenhague em Dezembro para negociarem acordo do clima.

Redação ((o))eco ·
2 de outubro de 2009 · 14 anos atrás

 

foto: Greenpeace

Neste dia em que Rio ganhou a vaga para sediar as Olimpíadas de 2016, o Greenpeace deu um recado bem-humorado  na cidade de Copenhague, onde ocorreu a apresentação das cidades concorrentes. Como os presidentes Obama, Lula, Zapatero (Espanha) e o primeiro-ministro Hatoyama (Japão) estão na capital dinamarquesa para promover as candidaturas de cada país, a organização ambientalista pendurou uma faixa (foto ao lado) na principal praça da cidade com a frase “Obama, Right City, Wrong Date” (Obama, cidade certa, data errada). Foi uma referência às negociações do clima que ocorrerão em Copenhague em Dezembro, quando se espera novas (e ambiciosas) metas de redução de gases estufa serão estabelecidas.

“As Olimpíadas promovem a cooperação entre os povos, e esperamos que este espírito de cooperação prevaleça no acordo para clima”,  disse Jon Burgwald, da campanha climática do Greenpeace. Os ativistas pedem ainda que os chefes de estado, principalmente Obama, compareçam a Copenhague em Dezembro para liderarem as negociações. Lula, assim como o presidente americano, ainda não confirmou se irá à conferência do clima. Mas a julgar por sua ausência no encontro sobre o tema realizado pela a ONU há duas semanas,  é bem possível que a visita de hoje a Copenhague seja a única do ano.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.