Na última semana aconteceu em Munique (Alemanha) a 1ª Feira Internacional de Eletromobilidade, a eCarTec. Diferente das feiras sobre veículos elétricos já realizadas mundo afora, esta funcionou como um espaço de negociação entre os 195 expositores, entre eles fabricantes de veículos, produtores de baterias e fornecedores de energia.
Uma das novidades apresentadas foi a “carga indutiva”, da E.on, uma das grandes empresas mundiais do setor elétrico. A tecnologia consiste na recarga de veículos elétricos sem o uso de cabos, mas sim de bobinas que transmitem energia por campo magnético. Uma das bobinas fica em um tipo de tapete, a outra, acoplada no carro. A energia é transmitida quando as bobinas são posicionadas uma sobre a outra. Segundo a E.on, o processo é ideal para estacionamentos: é só o motorista deixar o carro sobre a esteira e, quando voltar, a bateria estará novamente cheia.
Entre as novidades do setor automotivo esteve o modelo elétrico da Tesla, com potencia equivalente a 700 cavalos. Há alguns dias a montadora inaugurou seu primeiro salão de vendas na Europa, mas já foram vendidos, em todo o mundo, 700 unidades, ao preço de 99 mil euros. No próximo ano a montadora prepara o lançamento de uma versão sedã. Para quem prefere as motocicletas, a empresa californiana Zero criou um modelo totalmente live de metais pesados ou substâncias poluentes, o que a torna, segundo o fabricante, um produto 100% descartável. A moto, bem mais acessível, custa em torno de 8 mil euros.
Ainda não há data para que nenhuma destas tecnologias chegue ao Brasil, mas quem se interessa pelo assunto poderá ter uma mostra das novidades durante o 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, marcado para ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro em Campinas.
Atalho:
Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Leia mais:
Coluna – Carlos Gabaglia Penna – Energias alternativas e veículos elétricos
Leia também
Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025
Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV →
O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática
Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades →
Operação da PF apreende dragas e embarcações usadas em garimpo ilegal no rio Negro
Ação integrada em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, mira extração clandestina de ouro e estaleiro usado para manutenção de equipamentos ilegais →




