Notícias

Mobilidade do futuro

Feira de eletromobilidade realizada na Alemanha apresenta ultimas novidades do setor cada vez mais conhecido mundo afora. Brasil terá evento sobre tema em novembro

Redação ((o))eco ·
19 de outubro de 2009 · 12 anos atrás

Na última semana aconteceu em Munique (Alemanha) a 1ª Feira Internacional de Eletromobilidade, a eCarTec. Diferente das feiras sobre veículos elétricos já realizadas mundo afora, esta funcionou como um espaço de negociação entre os 195 expositores, entre eles fabricantes de veículos, produtores de baterias e fornecedores de energia.

Uma das novidades apresentadas foi a “carga indutiva”, da E.on, uma das grandes empresas mundiais do setor elétrico. A tecnologia consiste na recarga de veículos elétricos sem o uso de cabos, mas sim de bobinas que transmitem energia por campo magnético. Uma das bobinas fica em um tipo de tapete, a outra, acoplada no carro. A energia é transmitida quando as bobinas são posicionadas uma sobre a outra. Segundo a E.on, o processo é ideal para estacionamentos: é só o motorista deixar o carro sobre a esteira e, quando voltar, a bateria estará novamente cheia.

Entre as novidades do setor automotivo esteve o modelo elétrico da Tesla, com potencia equivalente a 700 cavalos. Há alguns dias a montadora inaugurou seu primeiro salão de vendas na Europa, mas já foram vendidos, em todo o mundo, 700 unidades, ao preço de 99 mil euros. No próximo ano a montadora prepara o lançamento de uma versão sedã. Para quem prefere as motocicletas, a empresa californiana Zero criou um modelo totalmente live de metais pesados ou substâncias poluentes, o que a torna, segundo o fabricante, um produto 100% descartável. A moto, bem mais acessível, custa em torno de 8 mil euros.

Ainda não há data para que nenhuma destas tecnologias chegue ao Brasil, mas quem se interessa pelo assunto poderá ter uma mostra das novidades durante o 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, marcado para ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro em Campinas.

Atalho:

Associação Brasileira do Veículo Elétrico

Leia mais:

Coluna –  Carlos Gabaglia Penna – Energias alternativas e veículos elétricos

 

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.