Notícias

Sabedoria chinesa

O extraordinário crescimento econômico chinês custou caro às reservas ambientais do país. Alguns analistas afirmam que se forem contabilizados os danos ecológicos, o crescimento cai de 9% ao ano para 2% a 3%. Segundo um estudo da Academia Chinesa de Planejamento Ambiental, só os problemas de saúde provocados pela poluição do ar custam anualmente ao governo cerca de 3% do PIB, que em 2003 ficou em 1,4 trilhão de dólares. Em busca de uma solução, a China anunciou esta semana a criação do PIB Verde. Esse cálculo vai incluir a quantidade de recursos naturais usados na atividade econômica, o seu valor ecológico e os prejuízos ou benefícios causados ao meio ambiente. Uma medição difícil de fazer. Inicialmente, o PIB Verde vai ser implantado como um projeto-piloto em seis regiões administrativas do país. Entre elas as mais poluídas, como Xangai e Pequim. Uma vez aperfeiçoado, o novo cálculo vai ser adotado em todo país. A meta do governo é alcançar esse resultado antes de 2010.

Lorenzo Aldé ·
10 de setembro de 2004 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.