Notícias

Consumo ilegal

Ibama deflagra operação para inibir comércio de produtos feitos com partes de animais. Destino de muitas das peças são as grandes cidades, que estimulam esse tipo de crime.

Redação ((o))eco ·
11 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

O Ibama deflagrou ontem (10) a operação Moda Triste, que apreendeu em todo o país produtos confeccionados com partes de animais. A operação, que continua hoje e se estende pelos próximos dias, já resultou em 5.387 peças apreendidas e, até o meio da tarde desta quinta-feira, em cerca de R$ 1,76 milhão em multas aplicadas. Entre as peças apreendidas estão objetos de artesanato feitos com penas de aves e esqueletos de animais marinhos, como a estrela-do-mar e o cavalo-marinho. 

Segundo levantamento do Ibama, o estado com maior número de apreensões é o Amazonas, com 4.023 peças recolhidas. O destino de muitas delas, no entanto, são as grandes cidades do país, ávidas consumidoras deste tipo de produto. Vale lembrar que peças confeccionadas com partes de animais são subprodutos do tráfico, que é crime. Em casos como este, Ibama e Polícia ambiental são unânimes em dizer que “se vende é porque tem alguém que compra”, como já alertou O Eco em algumas reportagens.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Em 2007, quando operação com mesmo objetivo foi realizada pelo Ibama pela primeira vez, foram aplicados R$ 3 milhões em multas.

Saiba mais:
Andando em borboletas
Comércio animal

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
9 de abril de 2026

O capitão Kirk e o papagaio engaiolado

A morte do cão Orelha causou indignação nacional. Estamos maduros para falar da morte e cativeiro de milhares de papagaios e outros bichos?

Salada Verde
9 de abril de 2026

Povos indígenas propõem plano global para eliminação dos combustíveis fósseis durante ATL

Documento apresentado durante mobilização em Brasília propõe zonas livres de exploração e coloca territórios tradicionais no centro da estratégia climática global

Salada Verde
9 de abril de 2026

MPF recomenda suspensão imediata da certificação e venda de créditos de carbono no Pará

Órgão argumenta que certificação só pode ter continuidade com conclusão da ação civil pública; Para os procuradores, estado não finalizou consulta pública dos povos tradicionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.