Notícias

Todos pelo rio Xingu

De 25 a 27 de outubro, o Mato Grosso terá a oportunidade de começar a mudar o curso da história do rio Xingu. Nesses dias acontece, na cidade de Canarana, o Encontro de Nascentes do Xingu, que vai reunir índios, agricultores, movimentos sociais, prefeituras, governo, moradores, comerciantes e sem-terras. Pretende-se lançar uma grande campanha para reverter o processo de degradação ambiental na área do Parque Indígena do Xingu e seu entorno, onde as queimadas e o desmatamento estão secando as nascentes do rio, destruindo as matas ciliares e provocando assoreamento. Além dos 10 mil índios da região, 450 mil moradores de 31 municípios dependem das águas do rio Xingu. Serão discutidas as ações que cada segmento pode adotar na campanha, entre elas o reflorestamento e preservação das matas, educação ambiental e melhoria do saneamento básico. Vinte e oito instituições participam da iniciativa.

Lorenzo Aldé ·
20 de outubro de 2004 · 20 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.