Notícias

Carona segura

Bigoo, novo site para caroneiros, traz como diferencial o sistema usado nas redes sociais, como o Facebook, o que garante segurança para quem pega e quem oferece carona.

Redação ((o))eco ·
11 de março de 2010 · 16 anos atrás

Um dos grandes empecilhos para a entrada de vez da cultura da carona no Brasil ainda é a segurança. Não saber quem vai te levar para o local desejado – ou quem se está carregando – é o motivo corriqueiro alegado por quem não adotou a prática.  Pensando nisso, um grupo de jovens do Recife resolveu criar um sistema online de carona que oferece todas as ferramentas dos sites de caroneiros que já existem por aí – como sistemas de alerta e mapas, por exemplo , mas, segundo eles, com o diferencial da segurança, conseguido por meio de uma rede social. “Você pode escolher quem tem acesso à carona que você está oferecendo: só seus amigos, amigos e amigos dos amigos. Ou então deixá-la pública”, explica Davi Pires Rios, um dos criadores do site.

Chamado Bigoo, o sistema foi criado há seis meses e já conta com 1.900 usuários. A maioria deles é da Região Metropolitana de Recife, mas o site já foi utilizado por caroneiros do sudeste, do sul e de outros países, como a Alemanha. “No mês passado, quando teve a greve de ônibus em Belo Horizonte, montamos uma parceria com um site de lá, que fez a divulgação na cidade, e várias pessoas se cadastraram para organizar caronas durante a greve”, explicou.

A idéia do Bigoo surgiu quando os meninos ainda estavam na faculdade e viam, diariamente, uma cena muito comum em todas as cidades brasileiras: carros com apenas um ocupante. “Alguns de nós que já tinham morado no exterior sabiam que existia sistemas de carona, mas faltava bolar um jeito de fazer a idéia funcionar no Brasil, pois a violência urbana deixa todos com medo de compartilhar carro”.

Rios admite que o Bigoo ainda está engatinhando, mas os projetos de expansão dos serviços – como a funcionalidade de grupos para empresas e universidades, por exemplo – estão prestes a sair do papel, o que deve impulsionar o sistema. “Para tornar o transporte solidário uma realidade, precisamos de uma ‘massa crítica’ de pessoas cadastradas. Também é importante dizer que a carona não é a solução para todos os problemas. Entendemos que ela está associada a uma mudança de cultura, tendo o transporte público e o transporte não-motorizado como prioridade”, diz.

Atalho:

– Bigoo

Outros sites para caroneiros:

Carona Brasil – Com todas as jornadas dos usuários do site, o número de quilômetros rodados ultrapassa 5 milhões, o que, segundo as contas do Carona Brasil, representa economia de R$ 303 mil e um alívio para o planeta de 171,61 toneladas de CO2 que deixam de ser jogados na atmosfera.
 

 

Vai pra onde?  Oferece guia de hotéis e esportes de aventura para vários destinos
 

Caroneiros Traz notícias sobre o transito.

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2026

Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil

pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas

Notícias
13 de fevereiro de 2026

Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025

Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.