Um dos grandes empecilhos para a entrada de vez da cultura da carona no Brasil ainda é a segurança. Não saber quem vai te levar para o local desejado – ou quem se está carregando – é o motivo corriqueiro alegado por quem não adotou a prática. Pensando nisso, um grupo de jovens do Recife resolveu criar um sistema online de carona que oferece todas as ferramentas dos sites de caroneiros que já existem por aí – como sistemas de alerta e mapas, por exemplo , mas, segundo eles, com o diferencial da segurança, conseguido por meio de uma rede social. “Você pode escolher quem tem acesso à carona que você está oferecendo: só seus amigos, amigos e amigos dos amigos. Ou então deixá-la pública”, explica Davi Pires Rios, um dos criadores do site.
Chamado Bigoo, o sistema foi criado há seis meses e já conta com 1.900 usuários. A maioria deles é da Região Metropolitana de Recife, mas o site já foi utilizado por caroneiros do sudeste, do sul e de outros países, como a Alemanha. “No mês passado, quando teve a greve de ônibus em Belo Horizonte, montamos uma parceria com um site de lá, que fez a divulgação na cidade, e várias pessoas se cadastraram para organizar caronas durante a greve”, explicou.
A idéia do Bigoo surgiu quando os meninos ainda estavam na faculdade e viam, diariamente, uma cena muito comum em todas as cidades brasileiras: carros com apenas um ocupante. “Alguns de nós que já tinham morado no exterior sabiam que existia sistemas de carona, mas faltava bolar um jeito de fazer a idéia funcionar no Brasil, pois a violência urbana deixa todos com medo de compartilhar carro”.
Rios admite que o Bigoo ainda está engatinhando, mas os projetos de expansão dos serviços – como a funcionalidade de grupos para empresas e universidades, por exemplo – estão prestes a sair do papel, o que deve impulsionar o sistema. “Para tornar o transporte solidário uma realidade, precisamos de uma ‘massa crítica’ de pessoas cadastradas. Também é importante dizer que a carona não é a solução para todos os problemas. Entendemos que ela está associada a uma mudança de cultura, tendo o transporte público e o transporte não-motorizado como prioridade”, diz.
Atalho:
– Bigoo
Outros sites para caroneiros:
– Carona Brasil – Com todas as jornadas dos usuários do site, o número de quilômetros rodados ultrapassa 5 milhões, o que, segundo as contas do Carona Brasil, representa economia de R$ 303 mil e um alívio para o planeta de 171,61 toneladas de CO2 que deixam de ser jogados na atmosfera.
– Vai pra onde? Oferece guia de hotéis e esportes de aventura para vários destinos
– Caroneiros – Traz notícias sobre o transito.
Leia também
Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil
Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental →
Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF
Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida →
Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo
A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro →




