Notícias

HCFCs já têm substitutos

MMA apresenta em Curitiba experiências de substituição do composto, usado no lugar dos CFCs dos refrigeradores e ar-condicionados, mas que é também muito poluidor.

Redação ((o))eco ·
19 de março de 2010 · 16 anos atrás

Na próxima terça-feira (23) o Ministério do Meio Ambiente apresentada em Curitiba a empresários dos setores que utilizam os Hidrolofluorcarbonos (HCFCs) em sua cadeia produtiva o resultado de 16 experiências brasileiras e mexicanas de substituição do composto por Formiato de Metila. O evento acontece porque, até 2040, o país deverá banir a substância dos processos industriais. Os HCFCs chegaram ao mercado consumidor na década de 1980 como alternativa ao uso dos CFCs, usados até então em refrigeradores, ar-condicionados e na indústria de plástico. Mesmo tendo sido considerado um modelo bem sucedido, capaz de reduzir em 95% o lançamento na atmosfera de CFC, gás que destrói a Camada de Ozônio, já na época se falava que o novo composto também precisaria ser substituído. Pesquisas mostraram que ele poderia ser tão poluente quanto o CFC. Recentemente, pesquisadores americanos descobriram que os HCFCs também eram responsáveis por formação de chuva ácida.

Leia mais:

– Substituto vilão

Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.