Notícias

HCFCs já têm substitutos

MMA apresenta em Curitiba experiências de substituição do composto, usado no lugar dos CFCs dos refrigeradores e ar-condicionados, mas que é também muito poluidor.

Redação ((o))eco ·
19 de março de 2010 · 15 anos atrás

Na próxima terça-feira (23) o Ministério do Meio Ambiente apresentada em Curitiba a empresários dos setores que utilizam os Hidrolofluorcarbonos (HCFCs) em sua cadeia produtiva o resultado de 16 experiências brasileiras e mexicanas de substituição do composto por Formiato de Metila. O evento acontece porque, até 2040, o país deverá banir a substância dos processos industriais. Os HCFCs chegaram ao mercado consumidor na década de 1980 como alternativa ao uso dos CFCs, usados até então em refrigeradores, ar-condicionados e na indústria de plástico. Mesmo tendo sido considerado um modelo bem sucedido, capaz de reduzir em 95% o lançamento na atmosfera de CFC, gás que destrói a Camada de Ozônio, já na época se falava que o novo composto também precisaria ser substituído. Pesquisas mostraram que ele poderia ser tão poluente quanto o CFC. Recentemente, pesquisadores americanos descobriram que os HCFCs também eram responsáveis por formação de chuva ácida.

Leia mais:

– Substituto vilão

Leia também

Notícias
6 de novembro de 2024

Superando as previsões, desmatamento no Cerrado tem queda de 25,7%

Foram suprimidos 8.173 km² do bioma entre agosto de 2023 e julho de 2024, contra 11 mil km² destruídos no período anterior. Governo anuncia “Pacto pelo Cerrado”

Notícias
6 de novembro de 2024

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% e atinge menor valor em nove anos

Entre agosto de 2023 e julho de 2024, foram perdidos 6,2 mil km² de floresta. Organizações comemoram, mas defendem que Brasil pode e deve fazer mais

Notícias
6 de novembro de 2024

O que esperar da administração Trump na agenda climática

Saída do Acordo de Paris, incentivo maciço em fósseis, revogação de normas ambientais e corte de financiamento em ações de combate à crise climática são algumas das promessas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.