Na próxima terça-feira (23) o Ministério do Meio Ambiente apresentada em Curitiba a empresários dos setores que utilizam os Hidrolofluorcarbonos (HCFCs) em sua cadeia produtiva o resultado de 16 experiências brasileiras e mexicanas de substituição do composto por Formiato de Metila. O evento acontece porque, até 2040, o país deverá banir a substância dos processos industriais. Os HCFCs chegaram ao mercado consumidor na década de 1980 como alternativa ao uso dos CFCs, usados até então em refrigeradores, ar-condicionados e na indústria de plástico. Mesmo tendo sido considerado um modelo bem sucedido, capaz de reduzir em 95% o lançamento na atmosfera de CFC, gás que destrói a Camada de Ozônio, já na época se falava que o novo composto também precisaria ser substituído. Pesquisas mostraram que ele poderia ser tão poluente quanto o CFC. Recentemente, pesquisadores americanos descobriram que os HCFCs também eram responsáveis por formação de chuva ácida.
Leia mais:
– Substituto vilão
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
As digitais de Vorcaro, Zettel e do governo Zema na destruição da Serra do Curral em Minas
Acordos ambientais flexíveis favoreceram mineradoras envolvidas em irregularidades; PF aponta “corrupção sistêmica” →
Nìède, a Serra da Capivara e eu
Se o Brasil despreza e faz atrocidades com a Amazônia, a menina dos olhos internacionais, imagine com a Caatinga, um “punhado de árvores secas numa terra que Deus esqueceu” →
Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética
Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos →
