Notícias

HCFCs já têm substitutos

MMA apresenta em Curitiba experiências de substituição do composto, usado no lugar dos CFCs dos refrigeradores e ar-condicionados, mas que é também muito poluidor.

Redação ((o))eco ·
19 de março de 2010 · 12 anos atrás

Na próxima terça-feira (23) o Ministério do Meio Ambiente apresentada em Curitiba a empresários dos setores que utilizam os Hidrolofluorcarbonos (HCFCs) em sua cadeia produtiva o resultado de 16 experiências brasileiras e mexicanas de substituição do composto por Formiato de Metila. O evento acontece porque, até 2040, o país deverá banir a substância dos processos industriais. Os HCFCs chegaram ao mercado consumidor na década de 1980 como alternativa ao uso dos CFCs, usados até então em refrigeradores, ar-condicionados e na indústria de plástico. Mesmo tendo sido considerado um modelo bem sucedido, capaz de reduzir em 95% o lançamento na atmosfera de CFC, gás que destrói a Camada de Ozônio, já na época se falava que o novo composto também precisaria ser substituído. Pesquisas mostraram que ele poderia ser tão poluente quanto o CFC. Recentemente, pesquisadores americanos descobriram que os HCFCs também eram responsáveis por formação de chuva ácida.

Leia mais:

– Substituto vilão

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.