Notícias

Corredores em larga escala?

Adoção do sistema de trânsito rápido para ônibus em várias cidades brasileiras será discutida por comissão na Câmara dos Deputados.

Redação ((o))eco ·
16 de abril de 2010 · 15 anos atrás

O Brasil parece estar mais perto de encarar o problema de sua mobilidade urbana – e a falta dela devido ao excesso de carros nas ruas – de frente. Nesta semana, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a realização de encontros para discutir a possibilidade de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras, com forma de melhorar o transporte público coletivo em áreas urbanas.

Caracterizado por vias exclusivas para ônibus, especialmente os de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros, e pela prioridade para ônibus em cruzamentos, o BRT foi a solução adotada em vários países para resolver seus problemas de congestionamento e melhorar a participação do transporte de massa – melhorando, por conseqüência, a qualidade do ar. Curitiba e Bogotá (Colômbia) são dois dos exemplos de maior sucesso.

A Câmara não detalhou em quais cidades se pretende implantar o sistema, mas, ao menos inicialmente, o assunto será discutido em larga escala. Entre os convidados para participar dos encontros está a Frente Nacional de Prefeitos, por exemplo, que congrega 186 cidades, das quais 26 são capitais e mais de 110 têm acima de 100 mi, habitantes. Também serão convidados associações nacionais de transporte público e empresas de transporte urbano. A audiência ainda não tem data definida para acontecer. (Cristiane Prizibisczki)

 

Leia também

Notícias
23 de maio de 2025

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30

À comunidade internacional, André Corrêa do Lago delineia o que ele espera que seja alcançado nas negociações preparatórias de Bonn

Análises
23 de maio de 2025

Que semana, hein?

Apesar das batalhas perdidas e dos ciclos que se fecham, a luta ambiental tem que seguir

Notícias
23 de maio de 2025

O Brasil e o mundo dão adeus a Sebastião Salgado, que viveu 81 anos de histórias e imagens

O fotógrafo dedicou grande parte da vida aos temas humanistas e ecológicos, incluindo a restauração de ambientes naturais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.