Pesquisadores da Universidade de Nottingham anunciaram recentemente a criação do que foi chamado de “Santo Graal” da energia limpa pelo site de divulgação científica americano ScienceDaily. Trata-se de uma bomba de ar comprimido alimentada por turbinas eólicas em alto mar (off-shore), que fica escondida no fundo do oceano. A sacada é que as bombas são usadas para o armazenamento de energia e para alimentar as próprias turbinas quando não houver vento, o que pode resolver um dos maiores problemas da geração de energia limpa: a inconstância.
Hoje discute-se muito se é viável ou não usar fontes de energia limpa – como eólica e solar, por exemplo – por causa da falta de constância da geração, por conta da instabilidade da natureza. Isto é, tem sol ou vento, há geração de energia; não tem, não há geração. O projeto americano está agora em sua fase de testes e a expectativa é que dentro de 15 anos ele seja usado em larga escala e a um custo muito próximo da energia convencional. (Cristiane Prizibisczki)
Leia também
Pesquisa revela a importância das cavernas para serviços essenciais à vida no planeta
Desde uma fonte de energia renovável até local para produção de alimentos, ambientes subterrâneos prestam serviços ecossistêmicos fundamentais para a saúde do planeta e nosso bem-estar →
Inação do governo baiano segue afogando animais silvestres em polo do agronegócio
Canais vegetados e adutoras seriam alternativas para reduzir a matança, sobretudo das espécies em risco de extinção →
O fim das multas ambientais tradicionais e o início de uma nova era de reparação ambiental
A Instrução Normativa do Ibama (IN nº 04/2026) precisa ser compreendida como um instrumento estratégico indispensável à atuação dos municípios →





