Notícias

Medida tardia

Depois da chuva que provocou mais de 250 mortes no RJ, governo do estado anuncia que vai mapear riscos geológicos em 28 municípios fluminenses.

Redação ((o))eco ·
19 de abril de 2010 · 16 anos atrás

O Estado do Rio de Janeiro resolveu, agora, mapear os riscos geológicos em 28 municípios fluminenses prioritários. O levantamento será realizado em duas etapas: ainda este mês serão estudados os riscos de deslizamento de encostas em 14 municípios. No ano que vem, o mapeamento deve ser feito nas outras 14 localidades restantes.

A previsão é que a primeira parte do trabalho seja concluída em agosto ou setembro deste ano. Após o mapeamento das áreas, a idéia do governo do estado é aprofundar os estudos nesse locais identificados para então decidir que tipo de intervenção poderá ser feita.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, já havia anunciado na terça-feira passada (13) um mapeamento semelhante, mas apenas nos limites da cidade.

O trabalho do governo do estado, segundo o Departamento Estadual de Recursos Minerais, estava previsto desde o ano passado, antes, portanto, da chuva que provocou inúmeros deslizamentos de encosta e matou mais de 250 pessoas no estado, até a última semana. Isto é, o recado que governo estadual quer passar é que a medida não teria sido tomada por causa da chuva. Mas precisou dela para anunciarem que o governo está preocupado. (Cristiane Prizibisczki)

Leia também

Notícias
10 de dezembro de 2025

STF inicia novo julgamento do Marco Temporal

Primeiro dia de votação no Supremo foi marcado por mobilização nacional do movimento indígena; Ações questionam a constitucionalidade da lei do marco, aprovada em 2023

Salada Verde
10 de dezembro de 2025

Coiab reage à aprovação da PEC do Marco Temporal e alerta para retrocesso constitucional

Aprovada às pressas, a PEC 48/2023 reacende disputa sobre direitos territoriais e ameaça a proteção socioambiental garantida pela Constituição

Salada Verde
10 de dezembro de 2025

Decisão do Congresso sobre licenciamento amplia litígios e riscos ambientais, dizem procuradores

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público Federal (Abrampa) diz que lei do licenciamento é o maior ataque à política ambiental do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.