Notícias

Redução do IPI na ponta do lápis

Levantamento do IPEA mostra que medida do governo para reverter crise foi responsável por 20,7% das vendas de carros no ano passado, o que representa mais de meio milhão de veículos.

Redação ((o))eco ·
28 de abril de 2010 · 16 anos atrás

Falando em automóveis, o boletim do IPEA também traz artigo sobre o impacto da redução do IPI na compra de veículos. Segundo o estudo, a diminuição do imposto foi responsável por 20,7% das vendas entre janeiro e novembro de 2009. Na tabela produzida pelos autores do trabalho (abaixo), é possível ver que a medida do governo foi responsável por colocar 603 mil carros a mais nas ruas. “Os resultados obtidos neste trabalho confirmam a percepção de que a redução do IPI foi bastante importante para a recuperação das vendas do setor automotivo no período subsequente à crise financeira internacional”, diz o estudo. E o Ecocidades acrescenta: e para o aumento dos congestionamentos, poluição do ar, estresse no trânsito…

(Cristiane Prizibisczki)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
2 de julho de 2026

Quem nasceu primeiro: a ciência ou a ancestralidade?

Reconhecer os saberes tradicionais não é olhar para trás, mas compreender que uma sociobioeconomia justa e sustentável só se constrói quando ciência e ancestralidade caminham juntas

Notícias
2 de julho de 2026

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I

Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques

Salada Verde
2 de julho de 2026

Parque Nacional do Itatiaia comemora 89 anos com horizonte de novos investimentos

Celebração tem inauguração de mirante, solenidade e lançamento de pacote de ações previstas no caminho até o próximo e emblemático 90º aniversário

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.