Notícias

Interesse nas alternativas

Governo Federal anuncia que Leilão de Fontes Alternativas, a ser realizado em agosto, recebeu grande número de interessados. Concorrência acirrada pode significar menores preços para consumidor final.

Redação ((o))eco ·
18 de junho de 2010 · 15 anos atrás

Boa notícia para a energia renovável. O Governo Federal recebeu um grande número inscrições para a participação no Leilão de Fontes Alternativas, a ser realizado no dia 19 de agosto. Segundo dados divulgados hoje  (18) pela Empresa de Pesquisa Energética  (EPE), responsável pelo cadastramento dos interessados, se inscreveram 517 empreendimentos, que, juntos, somam 15. 774 megawatts de capacidade instalada. A grande quantidade de oferta para o leilão – e, como conseqüência, a maior competição entre as interessadas – pode resultar numa queda de preço, que será repassada ao consumidor final.

O Leilão de Fontes Alternativas será voltado especificamente para contratação de energia proveniente de centrais eólicas, termelétricas movidas a biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim elefante) e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). O fornecimento começará em janeiro de 2013. A EPE salienta que, do total de 517 projetos cadastrados, 478 já haviam sido inscritos para o Leilão de Energia de Reserva, a ser realizado nos dias 18 e 19 de agosto. Os projetos foram automaticamente cadastrados para o leilão das alternativas e podem optar por participar de um ou de outro certame. Deste total, 82% são projetos de geração eólica.

Leilão de Fontes Alternativas 2010 – Cadastramento por fonte

FONTE USINAS OFERTA (MW)
Eólica 425 11.214
Biomassa 68 4.170
PCH 24 390
Total 517 15.774

Leia também

Notícias
4 de dezembro de 2025

Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo

Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década

Reportagens
4 de dezembro de 2025

Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?

Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂

Notícias
4 de dezembro de 2025

Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino

Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.