Salada Verde

Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024

Com cinco episódios, a série documental traz reflexões sobre colapso, memória e reconstrução a partir da tragédia no Rio Grande do Sul

Júlia Mendes ·
29 de maio de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um ano após as águas submergirem a capital gaúcha, o podcast narrativo “O Fim do Futuro” percorre os rastros da enchente de 2024 — e as cicatrizes que ela deixou no solo, nas políticas públicas e na própria ideia de progresso. Com cinco episódios, a série documental parte da tragédia climática de Porto Alegre para refletir sobre colapso, memória e reconstrução. O projeto tem o apoio do Instituto Serrapilheira. 

Narrado e idealizado por Geórgia Santos, a iniciativa costura relatos, entrevistas com especialistas e áudios de arquivo para construir uma crônica sonora sobre “uma cidade que nasceu sob as águas, mas parece ter esquecido disso”. “Esse é um projeto que parte do que aconteceu com Porto Alegre, porque a gente entende que foi a primeira capital a, praticamente, sucumbir às mudanças climáticas. Mas não é sobre a capital gaúcha, apenas. É sobre o modelo de sociedade que a gente escolheu ao longo do tempo e que está acabando com a gente”, disse Geórgia. 

Entre os entrevistados estão nomes como a bióloga Lara Lutzenberger, o geólogo Rualdo Menegat, a física Márcia Barbosa, o ambientalista Francisco Milanez, o sociólogo Marcelo Kunrath, o economista Ely Mattos e outros pesquisadores e testemunhas do desastre.

“O podcast evita fazer uma mera revisão do que deu ou não certo um ano depois da tragédia. Nossa ideia é expor as perguntas e os dilemas que, por conta do colapso climático, vão seguir conosco nas próximas décadas”, ressaltou Filipe Speck, produtor executivo, roteirista e diretor da Matinal, veículo que produziu o podcast, junto com a Vós. 

A maioria dos episódios já está disponível no Spotify, YouTube e Amazon Music

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Reportagens
29 de maio de 2025

Ribeirinhos e MPF querem cancelar licença para remover rochas em rio da Amazônia

Ibama autorizou implosão do Pedral do Lourenço, no Pará, obra que viabiliza a hidrovia Tocantins-Araguaia, nesta segunda-feira (26)

Colunas
29 de maio de 2025

Por que os cristãos defendem o licenciamento ambiental

Para lideranças religiosas, os mecanismos atuais ajudam a defender a vida, protegendo segmentos importantes da sociedade e preservando a integridade da criação

Reportagens
28 de maio de 2025

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo

Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.