Notícias

Novo Parque

O Ibama anunciou a intenção de criar o Parque Nacional de Juruena, segundo maior do país. A nova unidade de conservação deve ocupar uma área de 3 milhões de hectares, entre os estados do Mato Grosso e do Amazonas. A região faz parte do "arco do desmatamento" e abriga, além da Floresta Amazônica, áreas alagadas e de Cerrado. Na quarta-feira, 15 de dezembro, às 15:30, o gerente-executivo do Ibama local, Hugo José Scheuer Werle, concede uma entrevista coletiva para explicar o plano de criação do Parque. A primeira consulta pública já está marcada: acontece no próximo dia 28, no município de Apiacás (MT). O Parque Nacional de Juruena só perderá, em área, para o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, que tem 3,8 milhões de hectares.

Lorenzo Aldé ·
14 de dezembro de 2004 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

English
30 de março de 2026

Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing

A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad

Reportagens
30 de março de 2026

O que fica quando o rio baixa demais?

Moradores de Silves, no Amazonas, tentam se adaptar às frequências cada vez menores entre as secas. Como uma cidade ilhada sobrevive quando o clima acaba com seu principal meio de locomoção?

Notícias
30 de março de 2026

Brasil tem 1.594 municípios em situação de vulnerabilidade climática e fiscal

Levantamento feito pelo Observatório do Clima cruzou dados da plataforma AdaptaBrasil e do Tesouro Nacional

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.