Notícias

Instituto Ethos defende consenso em torno do Código Florestal

Entidade que reúne as maiores empresas do país lança comunicado à imprensa defendendo mudanças acordadas dentro do Diálogo Florestal.

Redação ((o))eco ·
3 de maio de 2011 · 13 anos atrás

Daniele Bragança

Em comunicado à imprensa divulgado na segunda-feira, dia 2 de maio, O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social anunciou seu apoio à proposta de consenso para 16 pontos específicos do Código Florestal Brasileiro, elaborado pelo Diálogo Florestal.

Formado por 64 signatários, entre empresas do setor de base florestal e algumas organizações socioambientais em atuação no Brasil, o Diálogo Florestal preparou um documento que busca o consenso entre os setores interessados na mudança do Código Florestal.

Lançada em 24 de março depois de oito meses de discussão, as 16 propostas foram apresentadas a integrantes da Câmara conciliatória do Código Florestal na Câmara dos Deputados aos representantes do poder Executivo envolvidos na discussão do tema e à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Agora, com a eminência da votação do Relatório Final do Código Florestal na Câmara dos Deputados, o Instituto Ethos mobiliza seus associados para aderir ao manifesto “Por um Novo Código Florestal Moderno e Necessário para o Desenvolvimento do Brasil”.

Segundo nota divulgada à imprensa, 24 empresas já aderiram à iniciativa. “O Código Florestal é o marco legal necessário e adequado para, por meio da busca desse equilíbrio, adaptar o País à realidade das mudanças climáticas e contribuir para a construção de uma economia inclusiva, verde e responsável. As propostas do Diálogo Florestal apontam para essa direção e, por isso, decidimos endossar essa importante iniciativa”, afirma Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

“O apoio do Instituto Ethos mostra que construímos uma alternativa viável e reforça a amplitude das propostas, mostrando que extrapolam o setor de base florestal, beneficiando toda a sociedade”, comenta Jose Luciano Penido , presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), uma das empresas que compõem o Diálogo Florestal.

Acesse aqui o comunicado do Instituto Ethos sobre a adesão ao movimento.

Para saber mais
Os 16 pontos elaborados pelo Diálogo Florestal  

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.