Notícias

Exército envia tropa para auxiliar no combate ao desmatamento em MT

Aproximadamente 200 homens do efetivo do Exército brasileiro foram deslocados de Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso para conter devastação da Amazônia.

Fábio Pellegrini ·
30 de maio de 2011 · 13 anos atrás
O efetivo, lotado no Comando Militar do Oeste, no 47º Batalhão de Infantaria, sediado em Coxim (MS), partiu para a cidade de Sinop (MT) Crédito: CMO
O efetivo, lotado no Comando Militar do Oeste, no 47º Batalhão de Infantaria, sediado em Coxim (MS), partiu para a cidade de Sinop (MT) Crédito: CMO
Campo Grande (MS) – Aproximadamente 200 homens do efetivo do Exército brasileiro foram deslocados de Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, na semana passada, para prestar apoio às ações de combate ao desmatamento desencadeadas pelo Governo Federal no norte daquele Estado. O efetivo, lotado no Comando Militar do Oeste, no 47º Batalhão de Infantaria, sediado em Coxim (MS), partiu para a cidade de Sinop (MT) distribuído em dois aviões da Força Aérea Brasileira.

Dados obtidos durante março e abril pelo DETER, sistema baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontam o desmatamento de 593 quilômetros quadrados na Amazônia. Deste total, 480 quilômetros quadrados foram verificados no Mato Grosso. No bimestre, o Estado foi responsável por 80% de todo o desmatamento verificado na Amazônia Legal pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A ação, que envolve o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo combater os delitos ambientais naquela região.

Segundo a assessoria de imprensa do Comando Militar do Oeste, o emprego das Forças Armadas se dará em coordenação com os órgãos federais envolvidos, e consistirá no apoio às ações por eles desenvolvidas. Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal e pelo menos 500 agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão na região para reforçar a fiscalização e tentar coibir o avanço dos desmatamentos.

Ato simbólico

Ainda na semana passada, os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, acompanharam a apreensão de dois tratores de esteira e um correntão flagrados pelo Ibama durante desmatamento ilegal no município de Sinop. O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo, e o superintendente no estado do Mato Grosso, Ramiro Martins, também participaram da ação.

A ação em Sinop interrompeu o desmatamento de uma área de cerca de 120 hectares. “Este desmatamento foi paralisado pela fiscalização. Estamos utilizando dois aviões de monitoramento e seis helicópteros para flagrar e impedir os desmatamentos, que é o objetivo principal do Ibama na região”, afirmou o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo.
O dono da área, agora embargada, foi multado em R$ 600 mil. O terreno seria usado para o plantio de arroz. Só neste ano o Ibama já apreendeu 1.670 toneladas de arroz cultivadas em áreas de desmatamento ilegal.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, o aumento do desmatamento, especialmente em Mato Grosso, deixou a presidente Dilma Rousseff indignada. “A ordem é baixar o desmatamento a zero na região”, afirmou a ministra.

Segundo o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, o combate ao desmatamento é prioridade da fiscalização e as frentes de ação estão sendo ampliadas. “Estamos abrindo quatro frentes de combate ao desmatamento na região, as operações estão recebendo o reforço dos órgãos de segurança pública e não serão toleradas afrontas ao poder público no cumprimento de suas atribuições legais”, afirmou Trennepohl.

Leia também

Desmatamento dispara em Mato Grosso em abril



Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.