Notícias

Começa a última semana de negociações climáticas em Bonn

Após muitos impasses nos primeiros dias, reunião da ONU sobre clima segue até sexta-feira na esperança de garantir a prorrogação de Quioto.  

Flávia Moraes ·
13 de junho de 2011 · 10 anos atrás
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
As negociações em Bonn, Alemanha, iniciaram no último dia 06/06 em clima tenso e desmotivado. Isso porque a Agência Internacional de Energia (AIE) lançou, uma semana antes, o relatório que aponta 2010 como um ano de emissões recordes de gases de efeito estufa (chegaram a 30,6 Gt). Além disso, o World Resources Institute (WRI) mostrou que poucas das promessas e ações de financiamento climático, dos 21 países mais desenvolvidos, saíram do papel: dos US$ 30 bilhões prometidos durante a COP15, apenas US$ 12 bilhões já foram previstos nos orçamentos dos governos (desses somente cerca de 30% foram liberados).

Somado a essas notícias negativas houve a confirmação de que o Canadá posicionou-se ao lado do Japão e da Rússia e não assinará prorrogação do Protocolo de Quioto sem a ratificação dos Estados Unidos e China. O atual protocolo, que vence em 2012, obriga a redução de emissões somente das nações industrializadas.

No clima de disputas entre pobres e ricos, o embaixador da Bolívia, Pablo Solón, fez uma proposta. Desacreditando nas promessas feitas em 2009, ele propôs a adoção de um imposto voluntário sobre as transações internacionais, com o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra o aquecimento global. Essa taxa iria transferir 0,01% de todo o dinheiro que entra nos países para um fundo internacional de apoio às nações em desenvolvimento. A verba ajudaria os países pobres na adaptação à mudança climática e na redução das suas emissões de carbono.

Embora nenhuma dessas discussões tenham sido resolvidas nesta primeira semana em Bonn, também não foram encerradas. Para os próximos dias, espera-se alguns avanços.

Leia também
Aquecimento global em cartuns
Cidades e Mudanças do Clima: a corrida da adaptação começou
Estudo sobre cidades e clima prevê aquecimento de até 4oC

Leia também

Notícias
29 de novembro de 2021

Conama volta a debater proposta que restringe cadastro de entidades ambientalistas

As alterações propostas aumentam a burocracia e diminuem a ampla participação das entidades ambientalistas no Conama. Organizações socioambientais pedem pela rejeição do projeto

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta