Notícias

Começa a última semana de negociações climáticas em Bonn

Após muitos impasses nos primeiros dias, reunião da ONU sobre clima segue até sexta-feira na esperança de garantir a prorrogação de Quioto.  

Flávia Moraes ·
13 de junho de 2011 · 13 anos atrás
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
As negociações em Bonn, Alemanha, iniciaram no último dia 06/06 em clima tenso e desmotivado. Isso porque a Agência Internacional de Energia (AIE) lançou, uma semana antes, o relatório que aponta 2010 como um ano de emissões recordes de gases de efeito estufa (chegaram a 30,6 Gt). Além disso, o World Resources Institute (WRI) mostrou que poucas das promessas e ações de financiamento climático, dos 21 países mais desenvolvidos, saíram do papel: dos US$ 30 bilhões prometidos durante a COP15, apenas US$ 12 bilhões já foram previstos nos orçamentos dos governos (desses somente cerca de 30% foram liberados).

Somado a essas notícias negativas houve a confirmação de que o Canadá posicionou-se ao lado do Japão e da Rússia e não assinará prorrogação do Protocolo de Quioto sem a ratificação dos Estados Unidos e China. O atual protocolo, que vence em 2012, obriga a redução de emissões somente das nações industrializadas.

No clima de disputas entre pobres e ricos, o embaixador da Bolívia, Pablo Solón, fez uma proposta. Desacreditando nas promessas feitas em 2009, ele propôs a adoção de um imposto voluntário sobre as transações internacionais, com o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra o aquecimento global. Essa taxa iria transferir 0,01% de todo o dinheiro que entra nos países para um fundo internacional de apoio às nações em desenvolvimento. A verba ajudaria os países pobres na adaptação à mudança climática e na redução das suas emissões de carbono.

Embora nenhuma dessas discussões tenham sido resolvidas nesta primeira semana em Bonn, também não foram encerradas. Para os próximos dias, espera-se alguns avanços.

Leia também
Aquecimento global em cartuns
Cidades e Mudanças do Clima: a corrida da adaptação começou
Estudo sobre cidades e clima prevê aquecimento de até 4oC

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
12 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de novo parque marinho no Rio Grande do Sul

Criação do Parna de Albardão foi proposta há mais de 15 anos. Unidade protegerá 1,6 milhão de hectares, em região com alta pressão da pesca industrial

Notícias
12 de abril de 2024

Pesquisadores alertam para impactos de turbinas eólicas sobre morcegos

Artigo assinado por 12 pesquisadores de 9 países e territórios aborda efeitos das turbinas sobre morcegos ao redor do mundo, lista medidas de prevenção e pede maiores regulações

Salada Verde
12 de abril de 2024

Os 35 anos do Parna Grande Sertão Veredas

Uma das principais unidades de conservação do Cerrado abriga inigualáveis cenários que inspiraram a obra de Guimarães Rosa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.