Notícias

Começa a última semana de negociações climáticas em Bonn

Após muitos impasses nos primeiros dias, reunião da ONU sobre clima segue até sexta-feira na esperança de garantir a prorrogação de Quioto.  

Flávia Moraes ·
13 de junho de 2011 · 14 anos atrás
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
As negociações em Bonn, Alemanha, iniciaram no último dia 06/06 em clima tenso e desmotivado. Isso porque a Agência Internacional de Energia (AIE) lançou, uma semana antes, o relatório que aponta 2010 como um ano de emissões recordes de gases de efeito estufa (chegaram a 30,6 Gt). Além disso, o World Resources Institute (WRI) mostrou que poucas das promessas e ações de financiamento climático, dos 21 países mais desenvolvidos, saíram do papel: dos US$ 30 bilhões prometidos durante a COP15, apenas US$ 12 bilhões já foram previstos nos orçamentos dos governos (desses somente cerca de 30% foram liberados).

Somado a essas notícias negativas houve a confirmação de que o Canadá posicionou-se ao lado do Japão e da Rússia e não assinará prorrogação do Protocolo de Quioto sem a ratificação dos Estados Unidos e China. O atual protocolo, que vence em 2012, obriga a redução de emissões somente das nações industrializadas.

No clima de disputas entre pobres e ricos, o embaixador da Bolívia, Pablo Solón, fez uma proposta. Desacreditando nas promessas feitas em 2009, ele propôs a adoção de um imposto voluntário sobre as transações internacionais, com o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra o aquecimento global. Essa taxa iria transferir 0,01% de todo o dinheiro que entra nos países para um fundo internacional de apoio às nações em desenvolvimento. A verba ajudaria os países pobres na adaptação à mudança climática e na redução das suas emissões de carbono.

Embora nenhuma dessas discussões tenham sido resolvidas nesta primeira semana em Bonn, também não foram encerradas. Para os próximos dias, espera-se alguns avanços.

Leia também
Aquecimento global em cartuns
Cidades e Mudanças do Clima: a corrida da adaptação começou
Estudo sobre cidades e clima prevê aquecimento de até 4oC

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
17 de abril de 2025

Governo confirma mobilização de 4.600 brigadistas para combate ao fogo no Brasil em 2025

Serão 231 brigadas florestais federais, o maior número já mobilizado até o momento, diz MMA. Governo também fortalece medidas de resgate de animais

Notícias
17 de abril de 2025

Pacotão de consultas públicas aquece turbina para criação e ampliação de UCs

ICMBio divulga para consulta à sociedade civil propostas para criar dez novas unidades de conservação em seis estados e para ampliação da APA Costa dos Corais

Análises
17 de abril de 2025

Lei do Mar: o compromisso com o oceano e o clima é agora

As mudanças climáticas ameaçam o oceano. O aquecimento das águas, a acidificação e o branqueamento dos corais são algumas das consequências desse desequilíbrio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.