Notícias

Petrobras construirá centro de visitação em parque nacional

Acordo firmado entre Petrobras com a procuradoria de Macaé favorece o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Daniele Bragança ·
20 de julho de 2011 · 14 anos atrás
Um acordo firmado entre Petrobras, com a Procuradoria Geral da República em Macaé com o Núcleo Interdisciplinar em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé – NUPEM/UFRJ estabelece a criação de um Centro de Visitantes do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, localizado no litoral fluminense.


View PARNA Restinga de Jurubatiba in a larger map

O projeto, assinado no dia 29 de junho, está em fase final de detalhamento e foi elaborado pelos arquitetos da Petrobras, em parceria com os técnicos do Parna Restinga de Jurubatiba. Seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC), será utilizado materiais ecológicos e sustentável na construção do Centro de Visitação.

A Petrobras arcará com todas as fases da estruturação do parque no município de Macaé, com investimento que ultrapassa R$ 4 milhões. Com entrega está prevista para abril de 2013, o complexo turístico incluirá um Centro de Visitantes com área administrativa, auditório para 70 pessoas, lanchonetes, loja de souvenires, hall de exposições, guarita de vigilância, vestiários e sala para brigadista e guarda ambiental, além de garagem para carros e barcos da UC, torre de observação de incêndios, ciclovia, estacionamento, quiosques e ambulatório.

Haverá também a sinalização interna do Núcleo de Visitação e a construção de uma estação de tratamento de água e uma estação de tratamento de efluentes.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é Unidade de Conservação inserida em áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Inicialmente, a administração e manutenção do Núcleo de Visitação do Parque Jurubatiba será realizada pelo ICMBio com a parceria da Prefeitura Municipal de Macaé, contudo a intenção é que o Núcleo seja incluído em processos para concessões de serviços de uso público e turismo, conforme diretriz da DIREP e do Instituto Chico Mendes.

{iarelatednews articleid=”25178,1680″}

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
13 de maio de 2025

Leão XIV no cenário climático

Ambientalistas dentro e fora da Igreja Católica são otimistas ao observarem a trajetória do cardeal Robert Francis Prevost, frade agostiniano e primeiro sucessor norte-americano de São Pedro

Salada Verde
13 de maio de 2025

Podcast ficcional aborda um futuro ecofeminista e igualitário 

Em formato híbrido, a iniciativa mescla ficção e entrevistas a partir de uma visão crítica sobre o tempo histórico atual

Notícias
13 de maio de 2025

Clima, povos indígenas e tradicionais priorizados em conferência ambiental

Item mais votado pede que política nacional do meio ambiente receba ao menos 5% dos orçamentos de administrações públicas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.