Notícias

Petrobras construirá centro de visitação em parque nacional

Acordo firmado entre Petrobras com a procuradoria de Macaé favorece o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Daniele Bragança ·
20 de julho de 2011 · 14 anos atrás
Um acordo firmado entre Petrobras, com a Procuradoria Geral da República em Macaé com o Núcleo Interdisciplinar em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé – NUPEM/UFRJ estabelece a criação de um Centro de Visitantes do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, localizado no litoral fluminense.


View PARNA Restinga de Jurubatiba in a larger map

O projeto, assinado no dia 29 de junho, está em fase final de detalhamento e foi elaborado pelos arquitetos da Petrobras, em parceria com os técnicos do Parna Restinga de Jurubatiba. Seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC), será utilizado materiais ecológicos e sustentável na construção do Centro de Visitação.

A Petrobras arcará com todas as fases da estruturação do parque no município de Macaé, com investimento que ultrapassa R$ 4 milhões. Com entrega está prevista para abril de 2013, o complexo turístico incluirá um Centro de Visitantes com área administrativa, auditório para 70 pessoas, lanchonetes, loja de souvenires, hall de exposições, guarita de vigilância, vestiários e sala para brigadista e guarda ambiental, além de garagem para carros e barcos da UC, torre de observação de incêndios, ciclovia, estacionamento, quiosques e ambulatório.

Haverá também a sinalização interna do Núcleo de Visitação e a construção de uma estação de tratamento de água e uma estação de tratamento de efluentes.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é Unidade de Conservação inserida em áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Inicialmente, a administração e manutenção do Núcleo de Visitação do Parque Jurubatiba será realizada pelo ICMBio com a parceria da Prefeitura Municipal de Macaé, contudo a intenção é que o Núcleo seja incluído em processos para concessões de serviços de uso público e turismo, conforme diretriz da DIREP e do Instituto Chico Mendes.

{iarelatednews articleid=”25178,1680″}

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.