Notícias

Primeiro semestre tem consumo de energia abaixo do esperado

Todas as categorias de consumidores apresentaram aumento de consumo de energia, mas a área industrial cresceu abaixo da expectativa.  

Flávia Moraes ·
10 de agosto de 2011 · 13 anos atrás

Flávia Moraes

Crédito: Claudio Schwarz
Crédito: Claudio Schwarz
A Empresa de Pesquisa Energética(EPE) acaba de lançar a última edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, relativa ao mês de junho e ao primeiro semestre de 2011. No documento, observa-se que, apesar de todas as categorias de consumidores (industrial, comercial e residencial) terem apresentado aumento no consumo de energia, o total permaneceu abaixo do esperado para o período.

O consumo nacional de energia elétrica na rede totalizou 212.951 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre de 2011, um crescimento de 3,6% sobre o mesmo período de 2010. Analisando por categoria, o consumo industrial aumentou 3% no semestre, abaixo das expectativas, enquanto a demanda residencial no país superou 56 mil GWh (aumento de 4,1% em relação a 2010). O setor de comércio e de serviços é que obteve destaque, registrando um consumo de 36.981 GWh, o que representa aumento de 5,7% em relação ao ano anterior.

O crescimento do consumo industrial desses primeiros seis meses ficou aquém das previsões feitas pela EPE no final do ano passado. Isso indica, segundo o documento, que em 2011 a atividade econômica também deve crescer menos do que o imaginado.

 

Clique para ampliar. Fonte: EPE
Clique para ampliar. Fonte: EPE
Conforme é possível observar no gráfico 2 da Resenha (acima), as taxas de crescimento do consumo de energia das indústrias vêm caindo todos os meses, a partir de janeiro de 2011. Assim, a nova previsão da EPE para o consumo total de energia na rede elétrica esse ano é de 430 TWh, ou seja, cerca de 11 TWh, ou 2,5%, inferior à previsão anterior. Nessas condições, a perspectiva de crescimento do consumo passou de 5,4% para 3,6%.

Veja a série de Resenhas Mensais sobre o consumo de eletricidade do país aqui.

{iarelatednews articleid=”25201,25211″}


  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
22 de julho de 2024

Agora é oficial: macaco dos Andes peruanos ganha lei de proteção no país

Governo do Peru sancionou neste sábado (20) a Lei de Proteção e Conservação do ameaçado macaco-barrigudo-de-cauda-amarela e seu habitat

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.