Notícias

Primeiro semestre tem consumo de energia abaixo do esperado

Todas as categorias de consumidores apresentaram aumento de consumo de energia, mas a área industrial cresceu abaixo da expectativa.  

Flávia Moraes ·
10 de agosto de 2011 · 13 anos atrás

Flávia Moraes

Crédito: Claudio Schwarz
Crédito: Claudio Schwarz
A Empresa de Pesquisa Energética(EPE) acaba de lançar a última edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, relativa ao mês de junho e ao primeiro semestre de 2011. No documento, observa-se que, apesar de todas as categorias de consumidores (industrial, comercial e residencial) terem apresentado aumento no consumo de energia, o total permaneceu abaixo do esperado para o período.

O consumo nacional de energia elétrica na rede totalizou 212.951 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre de 2011, um crescimento de 3,6% sobre o mesmo período de 2010. Analisando por categoria, o consumo industrial aumentou 3% no semestre, abaixo das expectativas, enquanto a demanda residencial no país superou 56 mil GWh (aumento de 4,1% em relação a 2010). O setor de comércio e de serviços é que obteve destaque, registrando um consumo de 36.981 GWh, o que representa aumento de 5,7% em relação ao ano anterior.

O crescimento do consumo industrial desses primeiros seis meses ficou aquém das previsões feitas pela EPE no final do ano passado. Isso indica, segundo o documento, que em 2011 a atividade econômica também deve crescer menos do que o imaginado.

 

Clique para ampliar. Fonte: EPE
Clique para ampliar. Fonte: EPE
Conforme é possível observar no gráfico 2 da Resenha (acima), as taxas de crescimento do consumo de energia das indústrias vêm caindo todos os meses, a partir de janeiro de 2011. Assim, a nova previsão da EPE para o consumo total de energia na rede elétrica esse ano é de 430 TWh, ou seja, cerca de 11 TWh, ou 2,5%, inferior à previsão anterior. Nessas condições, a perspectiva de crescimento do consumo passou de 5,4% para 3,6%.

Veja a série de Resenhas Mensais sobre o consumo de eletricidade do país aqui.

{iarelatednews articleid=”25201,25211″}


  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Podcast
18 de novembro de 2024

Entrando no Clima#37- Brasil é escolhido como mediador nas negociações

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, que realiza a reunião final do G20 na segunda e terça-feira (18 e 19), mas isso não ofuscou sua importância na COP29. O país foi escolhido pela presidência da Cúpula do Clima para ajudar a destravar as agendas que têm sido discutidas na capital do Azerbaijão,

Notícias
18 de novembro de 2024

G20: ativistas pressionam por taxação dos super ricos em prol do clima

Organizada pelo grupo britânico Glasgow Actions Team, mensagens voltadas aos líderes mundiais presentes na reunião do G20 serão projetadas pelo Rio a partir da noite desta segunda

Notícias
18 de novembro de 2024

Mirando o desmatamento zero, Brasil avança em novo fundo de preservação

Na COP29, coalizão de países com grandes porções florestais dá mais um passo na formulação de entendimento comum sobre o que querem para o futuro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.