Notícias

Ipea lança livro sobre mudanças climáticas no Brasil

Material contrasta as mudanças climáticas com os caminhos das políticas públicas brasileiras para enfrentar com efetividade o problema.  

Flávia Moraes ·
1 de setembro de 2011 · 14 anos atrás

Flávia Moraes

Nesta segunda-feira (29), o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou o livro ‘Mudança do clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios’. O material denso, é uma coletânea de artigos de diferentes autores que,

Imagem de capa do livro. Fonte: Ipea
Imagem de capa do livro. Fonte: Ipea

ao longo de 437 páginas, debate as mudanças climáticas no contexto das políticas públicas e ações brasileiras relacionadas ao assunto. Seus principais temas são os aspectos regulatórios e sociais das mudanças climáticas no Brasil; seus efeitos na economia do país; e o papel do Brasil nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas.

Jorge Hargrave, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e um dos editores do livro, explica que a elaboração do conteúdo “partiu da necessidade de que ainda não existe uma vasta literatura em português sobre o tema, nem que faça uma compilação do que ocorreu nos últimos eventos de negociações internacionais sobre o clima”.

A agricultura é outro tópico central, analisado pelo aspecto econômico, impactos sociais, e ainda sob a ótica da agricultura de baixo carbono. A obra fecha com um debate sobre desenvolvimento e transferência de tecnologia para a transição à economia de baixo carbono.

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.