Notícias

Desmatamento teve queda de 46% no mês de setembro

Ministério do Meio Ambiente comemora resultado do Deter que mostra queda nas derrubadas pelo segundo mês consecutivo. Isabella Teixeira diz que fiscalização está funcionando.

Daniele Bragança ·
1 de novembro de 2011 · 14 anos atrás
Ministra Isabella Teixeira durante divulgação dos números do Deter. "Não vamos relaxar na fiscalização" (foto Martim Garcia/MMA)
Ministra Isabella Teixeira durante divulgação dos números do Deter. "Não vamos relaxar na fiscalização" (foto Martim Garcia/MMA)
Os dados do desmatamento na Amazônia Legal em setembro, divulgados ontem, mostram uma queda de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números do Deter (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real), medidos pelo INPE, foram apresentados pela ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira.

Foi o menor desmatamento já registrado no mês de setembro da série histórica do sistema Deter, iniciada em 2004. O total de área desmatada passou de 448 km² em setembro de 2010 para 254 km². O Deter mede apenas polígonos de desmatamento acima de 25 hectares e serve como um indicativo da tendência de destruição a cada mês. O número oficial do desmatamento, medido pelo sistema Prodes, será divulgado apenas no final do ano.

No mês de agosto, o Deter também registrou uma queda acentuada, de 38% em relação a agosto de 2010, e bateu o piso da série histórica. A ministra comemorou. “Temos uma boa notícia, de que depois do menor agosto da história, temos o menor setembro da história”, disse.

Para Inpe, desmatamento da Amazônia cai 38% 

O resultado considerado “muito bom” pela ministra Izabella Teixeira foi atribuído ao reforço na fiscalização feita pela Polícia Federal, Força Nacional e Exército depois do número de desmatamento em abril disparar, chegando a 477,2 Km². Em Mato Grosso (MT), estado ainda “campeão” de desmatamento, o desflorestamento foi a com 405,5 km² em abril. Em setembro, foi “apenas” 110,8 km², Veja tabela abaixo.

Mato Grosso 110,8 KM2
Rondônia 49,9 KM2
Pará 46,9 KM2
Amazonas 27,7 KM2
Acre 6,1 KM2
Maranhão 7,7 KM2
Roraima 2,5 KM2
Tocantins 2,2 KM2
Total 254 KM2

Por estar no topo da lista de desmatamento na Amazônia Legal, Mato Grosso contribuiu sozinho com 48% do desflorestamento esse ano. Um total de 880 km² em MT de 1,8 mil km² registrado na Amazônia Legal.

Para manter essa tendência, a ministra do Meio Ambiente informou que não haverá diminuição da fiscalização em novembro e dezembro, mês de chuva na região onde normalmente a fiscalização fica mais frouxa. “O Ibama não diminuiu, nem vai diminuir a fiscalização na Amazônia nos meses que restam para fechar o ano.” E completou: “Vamos manter 250 fiscais do Ibama em atividade na fiscalização”, garantiu.

Saiba também
Moratória da soja não detém desmatamento 

Dispara o desmatamento no Mato Grosso em abril 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.