Notícias

((o)) eco participa de congresso de jornalismo ambiental

A roda de conversa contou com Karina Miotto, editora de ((o))eco Amazonia, Márcia Soares, do Fundo Vale e do jornalista Sergio Abranches.

21 de novembro de 2011 · 14 anos atrás
Fotos: Elisângela Batista / Agência Report
Fotos: Elisângela Batista / Agência Report
De 17 a 19 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Na sexta, 18, a editora de ((o)) eco Amazonia, Karina Miotto, participou de uma roda de conversa sobre a panamazônia ao lado de Márcia Soares, do Fundo Vale e de um dos fundadores de ((o)) eco, o cientista político e jornalista Sergio Abranches.

Karina apresentou o projeto ((o))eco Amazonia – um site que nasceu em março de 2010 depois de uma conversa entre Marcos Sá Corrêa, a Articulação Regional Amazônica (ARA) e a Fundação Avina. Ela explicou que, entre as missões do site estão a “cobertura jornalítica de qualidade, aprofundada e multimídia sobre a Panamazônia, aumentar o número de colaboradores e fortalecer a rede de especialistas e jornalistas da região, contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Amazônia e transformar ((o))eco em referência mundial de notícias sobre a floresta”. “O Eco é um grande orgulho do Marcos Sá Corrêa, meu e do Kiko Brito. E ((o)) eco Amazonia é a nossa realização total por ser multimídia e trilíngue”, completou Abranches. Márcia, por sua vez, falou sobre a Amazônia e sua importância dentro do contexto global. “Por meio do Fundo Vale, estamos presentes em projetos que envolvem muitas regiões da Amazônia Brasileira”, disse.

Diversos jornalistas participaram da roda de discussão. Foram abordados temas como o “império” do Brasil sobre os demais países amazônicos, grandes projetos de infraestrutura na região, diversidade de pautas, entre outras coisas. Ao ser questionada sobre a melhor maneira de um jornalista fazer uma boa cobertura sobre a Amazônia, Karina disparou: “viajando até a floresta. Experienciar a realidade amazônica é a melhor maneira e a mais eficiente de descobrir pautas sobre a região. Para escrever bem sobre a Amazônia é preciso, no mínimo, conhecê-la”.

Márcia Soares
Márcia Soares
Sérgio Abranches
Sérgio Abranches
Karina Miotto
Karina Miotto

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.