Notícias

((o)) eco participa de congresso de jornalismo ambiental

A roda de conversa contou com Karina Miotto, editora de ((o))eco Amazonia, Márcia Soares, do Fundo Vale e do jornalista Sergio Abranches.

21 de novembro de 2011 · 10 anos atrás
Fotos: Elisângela Batista / Agência Report
Fotos: Elisângela Batista / Agência Report
De 17 a 19 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Na sexta, 18, a editora de ((o)) eco Amazonia, Karina Miotto, participou de uma roda de conversa sobre a panamazônia ao lado de Márcia Soares, do Fundo Vale e de um dos fundadores de ((o)) eco, o cientista político e jornalista Sergio Abranches.

Karina apresentou o projeto ((o))eco Amazonia – um site que nasceu em março de 2010 depois de uma conversa entre Marcos Sá Corrêa, a Articulação Regional Amazônica (ARA) e a Fundação Avina. Ela explicou que, entre as missões do site estão a “cobertura jornalítica de qualidade, aprofundada e multimídia sobre a Panamazônia, aumentar o número de colaboradores e fortalecer a rede de especialistas e jornalistas da região, contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Amazônia e transformar ((o))eco em referência mundial de notícias sobre a floresta”. “O Eco é um grande orgulho do Marcos Sá Corrêa, meu e do Kiko Brito. E ((o)) eco Amazonia é a nossa realização total por ser multimídia e trilíngue”, completou Abranches. Márcia, por sua vez, falou sobre a Amazônia e sua importância dentro do contexto global. “Por meio do Fundo Vale, estamos presentes em projetos que envolvem muitas regiões da Amazônia Brasileira”, disse.

Diversos jornalistas participaram da roda de discussão. Foram abordados temas como o “império” do Brasil sobre os demais países amazônicos, grandes projetos de infraestrutura na região, diversidade de pautas, entre outras coisas. Ao ser questionada sobre a melhor maneira de um jornalista fazer uma boa cobertura sobre a Amazônia, Karina disparou: “viajando até a floresta. Experienciar a realidade amazônica é a melhor maneira e a mais eficiente de descobrir pautas sobre a região. Para escrever bem sobre a Amazônia é preciso, no mínimo, conhecê-la”.

Márcia Soares
Márcia Soares
Sérgio Abranches
Sérgio Abranches
Karina Miotto
Karina Miotto

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta