![]() |
A nova lei altera a lei nº 6.938/1981 e dispõe sobre “a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora”.
As Comissões Tripartites Estaduais serão formadas, paritariamente, por representantes dos Poderes Executivos da União, dos Estados e dos Municípios, com o objetivo de fomentar a gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre os entes federativos.
A Comissão Bipartite do Distrito Federal será formada, paritariamente, por representantes dos Poderes Executivos da União e do Distrito Federal, com o objetivo de fomentar a gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre esses entes federativos.
As Comissões Tripartites e a Comissão Bipartite do Distrito Federal terão sua organização e funcionamento regidos pelos respectivos regimentos internos.
Veja a íntegra da lei complementar nº 140/2011 no Observatório Eco
Esse artigo é publicado em parceria com o Observatório Eco
Leia também

Brasil lança Metas Nacionais de Biodiversidade, mas não sabe qual o custo de implantá-las
Em 20 de fevereiro, o governo lançou as Metas Nacionais de Biodiversidade, que planejam deter a extinção de espécies, estimular a restauração florestal e reduzir o desmatamento até 2030 →

Vida selvagem e meta para zerar desmatamento são prejudicados por ataques às unidades de conservação
O estudo “Passando a boiada” alerta que tais áreas protegidas garantem igualmente o bem-estar social e econômico do país →

Vozes do Planeta estreia nova temporada com debate sobre calor extremo e justiça climática
Podcast pioneiro em jornalismo ambiental debate racismo ambiental, eventos extremos e desigualdade climática com a ativista Amanda Costa →