Notícias

Ameaçada, raia-jamanta ganhará novo plano de conservação

Nesta semana, a Petrobras anunciou que um dos projetos que patrocina, o Mantas do Brasil, vai se envolver na elaboração de um plano para conter a diminuição da população da espécie.

Redação ((o))eco ·
16 de dezembro de 2011 · 13 anos atrás
Foto: Maurício Andrade
Foto: Maurício Andrade
O projeto foi o primeiro a estudar as raias gigantes no Atlântico Sul. No Brasil, a espécie Manta birostris aparece uma vez ao ano, no inverno, no litoral de Santos, em São Paulo. Através do mapeamento da distância e profundidade alcançada pelo peixe, a equipe do projeto, dentro da área do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, conseguiu identificar 73 raias-mantas e registrar pontos de captura ilegal por pescadores em regiões próximas ao parque marinho.
 
Foto: Maurício Andrade
Foto: Maurício Andrade
O Plano Nacional de Ação para os Tubarões Ameaçados de Extinção, que engloba tubarões, raias e quimeras, será criado pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O plano pretende estabelecer metas e ações para os próximos cinco anos para a conservação destes animais no litoral brasileiro. Também farão parte do trabalho pesquisadores do Instituto Laje Viva, do qual o projeto faz parte, e do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul, do ICMBio, entre outros especialistas.

Leia também

Notícias
22 de julho de 2024

Agora é oficial: macaco dos Andes peruanos ganha lei de proteção no país

Governo do Peru sancionou neste sábado (20) a Lei de Proteção e Conservação do ameaçado macaco-barrigudo-de-cauda-amarela e seu habitat

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.