A estação operada pela Marinha Brasileira na Antártica, faz uma semana, é iluminada por um motogerador movido a etanol. A tecnologia desenvolvida pela Petrobras é nacional e o combustível é o mesmo usado nos veículos brasileiros.
A utilização do motogerador movido à biocombustível faz parte da comemoração dos 30 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Funcionará na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) , que abriga militares, pesquisadores e estudiosos e terá capacidade de suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos feitos no local.
Segundo nota publicada no site do Ministério da Defesa, a Petrobras fornecerá 350 mil litros de etanol e fará o acompanhamento tecnológico para avaliar e garantir o uso do biocombustível em condições climáticas severas.
O motogerador, desenvolvido pela VSE, uma empresa do Vale e do BNDES, funciona a partir de um sofisticado equipamento de controle e comando via internet. O equipamento e o etanol foram para a Estação brasileira na Antártica em outubro no navio de Pesquisas Oceânicas Ary Rongel. Logo depois, engenheiros brasileiros foram ao continente fazer as instalações e os testes necessários, já que o motogerador funcionará junto com os outros motogeradores já existentes a diesel.
A partida no motogerador foi feita pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, durante o evento de comemoração. Acompanham o ministro da Defesa na missão à Antártica o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito.
Leia também
Módulo Criosfera 1 inaugurado hoje na Antártica
Diário Criosfera – 4 a 6 de Janeiro – “White out” e Testemunhos de gelo
Diário Criosfera – amostras já explicam Revolução Industrial
Leia também
Troika da COP expandirá produção de petróleo e gás em 32% até 2035, aponta pesquisa
Os países da Troika das COPs – Emirados Árabes Unidos (EAU), Azerbaijão e Brasil – planejam expandir a produção de petróleo e gás em 32% até 2035, segundo uma pesquisa da organização Oil Change International. Levando em conta a meta de limitar o aquecimento da Terra a 1,5° C, essas nações vão no sentido contrário →
Pastagens nativas devem ser conservadas pela biodiversidade e equilíbrio do clima
Arranjos sustentando conservação e economias são chave para proteger esses ambientes onde a maioria das terras é privada →
Como a pauta climática esquentou as eleições municipais
À medida que cresce a urgência da crise ambiental, é vital que os líderes eleitos se comprometam com ações concretas e a onda de conscientização não se esgote nas urnas →