![]() |
![]() |
“Nossas fotografias de Wehea são das poucas fotos que temos deste macaco”, afirma Brent Loken, da Universidade Simon Fraser do Canadá, e um dos colaboradores do projeto. A descoberta foi publicada no Jornal Americano de Primatologia.
![]() |
O animal foi descoberto em 1934, mas, em torno de 2004, temia-se ter sido extinto. Essa impressão ficou ainda mais forte após 2008, quando uma busca para encontrá-lo não teve sucesso. O gênero Presbytis vive em Bornéu, Sumatra, Java e na Península de Málaca. Em Bornéu, o langur-cinzento viveu habitualmente em uma pequena porção no nordeste da ilha, uma área ameaçada por incêndios e o avanço da agricultura e mineração.
As armadilhas fotográficas foram montadas em junho, na floresta de Wehea, uma área de 38 mil hectares de mata tropical preservada, onde vivem pelo menos 9 espécies de primatas – além do homem -, entre eles o orangotango-de-bornéu. A intenção era registrar outros animais, como leopardos e orangotangos. Agora, os pesquisadores pretendem realizar uma nova expedição à floresta, para estimar a população de langures-cinzentos que vivem ali e nas redondezas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Após pressão, prefeitura do Rio veta licença para derrubada de 900 árvores na Barra da Tijuca
Área próxima à Lagoa de Jacarepaguá era alvo de projeto imobiliário para construção de mega-condomínio residencial →
Marina Silva associa impasses da BR-319 a descumprimento de regras ambientais
Ministra do Meio Ambiente cita descumprimento de condicionantes, pressão sobre a floresta e judicialização como entraves ao avanço da rodovia →
Marina Silva anuncia PSA pirarucu e portaria para manejo sustentável, em Manaus
Programa do MMA deve atender 5,5 mil pessoas em 41 áreas e mobilizar R$ 15 milhões, com pagamento por manejo e certificação do pescado sustentável →



